Silvio Santos, de apresentador a fazendeiro de gado de corte

  • Post author:
  • Reading time:3 mins read

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

João Batista da Silva_SBT

Silvio Santos foi dono de fazendas em Mato Grosso

No livro “A fantástica história de Silvio Santos”, escrito por Arlindo Silva e publicado no ano 2000, com relatos pessoais narrados pelo próprio biografado, está a versão do apresentador que faleceu neste sábado (17), sobre como ele se tornou dono de fazendas em Mato Grosso e o final dessa história.

Silvio Santos chegou a ser dono de um rebanho de cerca de 10 mil bovinos, divididos em três fazendas em Mato Grosso, a agropecuária Tamakavy, nos municípios de Alto Boa Vista e São Felix do Araguaia. No dia 8 de julho de 1972, o jornal Correio da Manhã informou que Silvio Santos havia comprado a agropecuária do Grupo Ometto-Almeida Prado, dos usineiros paulistas Orlando Ometto e Renato de Almeida Prado.

Leia também

“A transação envolve uma área de 70 mil hectares, no município mato-grossense de Barra do Garças, compreendendo as empresas Tamakavy, Tiaipe e Barra Atlântica, que agora passarão a chamar-se Baú Agropecuária S.A.”, informava o jornal o Jornal do Brasil.

Tamakavy é o nome de um córrego na região do Araguaia, muito próximo da Terra Indígena Marãiwatsédé, que até 1991 pertencia aos municípios de São Félix do Araguaia e Ribeirão Cascalheira. Naquela época, e até 1976, São Félix, por sua vez, fazia parte do município de Barra do Garças. O complexo de terras de Silvio Santos passou a se chamar Baú Agropecuária.

Na época, também, o negócio era aproveitar os incentivos fiscais do governo federal para a pecuária, que traçava uma política para tornar o Brasil um grande exportador de carne bovina.

De acordo com a biografia de Silvio Santos, ele se desfez da Tamakavy em 1989, na mesma época em que vendeu a TV Record para a Igreja Universal do Reino de Deus, comandada por Edir Macedo.

Em uma entrevista concedida à Folha em 2010, Silvio Santos dice: “Eu tinha uma fazenda que era a segunda maior do Brasil, a Tamakavi, e nunca fui lá. Nem vi no mapa”. Mas isso nunca se confirmou de fato, porque há relatos de que Silvio Santos, para não ser reconhecido, teria frequentado essas terras disfarçado.

Escolhas do editor

O post Silvio Santos, de apresentador a fazendeiro de gado de corte apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Deixe um comentário