Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
Um avião da companhia aérea VoePass, modelo ATR 72-500, caiu com 62 pessoas na região do bairro Capela, em Vinhedo (SP), no início da tarde desta sexta-feira (9). A mesma versão da aeronave se envolveu em um acidente com 68 mortos no Nepal em 2023. Na época, a Avions de Transport Régional (ATR aircraft), empresa franco-italiana fundada em 1981 pela Aérospatiale (Airbus), da França, e pela Aeritalia (Leonardo), da Itália, declarou: “Nossos pensamentos estão com todos os indivíduos afetados pela queda. Os especialistas da ATR, estão totalmente empenhados em apoiar a investigação e o cliente.”
A tragédia no Brasil ocorreu durante o percurso entre Cascavel, no Paraná, e o aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo. O Corpo de Bombeiros disse em publicação no X que estava atuando no local com sete equipes. A VoePass declarou que acionou todos os meios para apoiar os envolvidos e que, até o momento, “não há confirmação de como ocorreu o acidente e nem da situação atual das pessoas que estavam a bordo”.
No site oficial da ATR, a ficha técnica do avião é a seguinte:
Capacidade de passageiros: 68-78 assentos
Motores: PW 127M
Potência de decolagem: 2.475 SHP por motor
Peso máximo de decolagem: 23.000 kg
Carga útil máxima: 7.000 kg
Alcance máximo com capacidade total de passageiros: 824 milhas náuticas
Comprimento: 27 metros
Envergadura: 27 metros
Altura: 7,65 metros
Autonomia de voo: 1.324 km
O post ATR 72-500: modelo que caiu em Vinhedo já se envolveu em acidente fatal no Nepal apareceu primeiro em Forbes Brasil.