Italo Ferreira surfa no empreendedorismo com marca de café especial

  • Post author:
  • Reading time:4 mins read

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

Foto: JP Maia

Italo Ferreira com sua marca de café, a Stoke-Ed, em desenvolvimento desde 2020

Depois do sucesso absoluto no surfe, com uma medalha olímpica de ouro no peito, Italo Ferreira também quer ter êxito em outra área: o empreendedorismo. Para dar o start inicial em seus próprios negócios (o atleta já é sócio de um restaurante na Indonésia), o potiguar lançou nesta terça (6) sua marca de café especial, a Stoke-Ed Coffee.

Feito na Chapada Diamantina, o produto é fruto da paixão do surfista pela bebida. “Meus pais e toda minha família sempre gostaram muito de café. Acabei me tornando um apaixonado desde criança”, conta ele. A ideia de ter a sua marca surgiu depois de provar tipos diferentes (e incríveis) de cafés durante suas viagens ao redor do mundo. “Coloquei no papel de vez em uma viagem às Maldivas em 2020”, disse à Forbes.

Leia também

Desde então, o surfista se envolveu em todo o processo de criação da Stoke-Ed, em parceria com a produtora Latitude 13. “Fui para a Bahia, estive na fazenda deles em Mucugê, provei todos os cafés e escolhi meu próprio blend”. A bebida até acompanhou Italo durante a Olimpíada de Tóquio em 2021, quando conquistou o ouro inédito no surfe.

A cor da medalha chegou a ser importante na escolha da identidade visual da marca. “Coloquei o dourado no meio do projeto porque sou o primeiro surfista da história das Olimpíadas a conquistar uma medalha de ouro. E sou movido a desafios, então em 2021 coloquei a medalha como mais um objetivo na minha carreira e para a marca também. Como o projeto foi feito antes dos Jogos, eu tinha a obrigação de vencer, se não teria que alterar a cor da Stoke-Ed Coffee”, conta o atleta, que também escolheu o preto em referência a sua primeira prancha de surf.

Foto: JP Maia

A identidade visual da marca, de preto e dourado, tem tudo a ver com a história de Italo com o surfe

Até o nome de batismo da marca é uma referência a sua história, de uma brincadeira no seu primeiro ano no circuito mundial de surfe, a WSL. “Quando entrei no circuito, meu inglês era limitado e eu só sabia falar ‘Stoked’ (muito animado, amarradão). Como eu tinha um sotaque, a turma começou a brincar e colocaram o ‘ed’. Isso foi em 2019. Depois eu tatuei no meu braço e vim com essa imagem e sentimento de empolgação que eu queria transmitir através do café”, relembra.

Para o campeão olímpico e mundial, sua experiência no esporte é definidora para seu mais novo projeto. “Me ajuda a ter disciplina e trabalhar no que acredito, em ir atrás e acreditar que aquilo é possível”.

Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

Italo Ferreira não pretende parar no café. Outros negócios estão a caminho, como uma marca de pranchas, adiantou ele à Forbes. “Gosto de estar sempre em atividade, fazendo coisas novas, e ter novos projetos além do surfe”.

Em tempo: a Stoke-Ed Coffee já está à venda em pontos físicos em Fortaleza, Salvador e São Paulo, no mercado Santa Luzia. Também está disponível no e-commerce da Latitude 13 e, a partir do dia 10 de agosto, entra no Mercado Livre.

Escolhas do editor

O post Italo Ferreira surfa no empreendedorismo com marca de café especial apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Deixe um comentário