Turbine seus prompts no ChatGPT com 10 dicas infalíveis

  • Post author:
  • Reading time:5 mins read

Existem maneiras certas e erradas de instruir o ChatGPT, só que, às vezes, o usuário não sabe muito bem o que está fazendo ao escrever um prompt (comando) na plataforma da OpenAI. Pensando nisso, pesquisadores da Singapore Management University, Southwest Jiaotong University, Singapore University of Technology and Design e East China Normal University se uniram para criar um artigo com dicas comprovadas cientificamente para obter melhores resultados.

Leia também

Aplicar essas dicas ajudará os grandes modelos de linguagem (LLMs) como o ChatGPT, Claude e Gemini a enfrentar tarefas de raciocínio em várias etapas de forma eficaz, permitindo que todos os utilizem de maneira mais eficiente para tarefas complexas.

Melhore suas habilidades de prompt com as seguintes dicas:

1. Passo a passo

O artigo aconselha que você comece fazendo um plano que divida a tarefa em etapas menores, assim como você instruiria um novo membro da sua equipe. Em seguida, resolva cada etapa, isso ajuda o ChatGPT a entender e lidar melhor com tarefas complicadas.

Inclua esta linha no seu prompt: “Primeiro, vamos entender o problema e criar um plano para resolvê-lo passo a passo.”

2. Planeje e resolva

Ser ambíguo não resultará em respostas brilhantes, seja do ChatGPT ou de um funcionário. Em vez de ser vago, use instruções detalhadas como “encontre os números importantes deste documento” e “faça os cálculos para obter o resultado sobre determinado assunto” para ajudar o chat a evitar erros e fornecer respostas melhores.

Inclua orientações específicas, como: “Extraia as variáveis relevantes” e forneça o contexto sobre quais variáveis são relevantes e por quê.

3. Foque nos cálculos

Você pode instruir o ChatGPT sobre onde focar, guiando seu processo de pensamento para garantir que ele não perca informações importantes. Aqui é onde você diz ao ChatGPT para prestar muita atenção aos cálculos, especialmente para análise de dados ou desafios baseados em matemática. Isso reduz erros e melhora a precisão.

Explique no prompt: “Preste atenção aos cálculos e garanta a precisão deles.”

4. Não pule etapas

Isso deveria ser óbvio, mas algumas pessoas enviam prompts longos e desorganizados ao ChatGPT. Certifique-se de que todas as etapas necessárias para resolver o problema estão no texto, isso evita que o chat pule partes importantes.

Instrua o ChatGPT a: “Incluir todas as etapas necessárias no processo de raciocínio.”

5. Combine planejamento com pensamento

Unir as melhores práticas pode resultar em respostas duas vezes melhores. Use tanto o método “planejar e resolver” quanto a abordagem “passo a passo” alternadamente, adicionando esta linha ao seu prompt:

“Crie um plano e, em seguida, pense na solução passo a passo.”

6. Evite confusão

Usar uma linguagem simples e clara nos prompts evitará mal-entendidos e ajudará o ChatGPT a fornecer respostas mais precisas. Mas não é só o seu prompt que deve ser direto. Peça ao ChatGPT para explicar a solução de forma compreensível para que você não interprete mal a resposta.

Peça: “Explique a solução em termos compreensíveis e simples.”

7. Extraia a resposta final

Depois que o ChatGPT der uma resposta detalhada, peça para extrair a resposta final. Faça isso pedindo para ele personalizar os colchetes com uma resposta curta e precisa.

Aqui está a linha a ser usada: “Conclua seu texto com ‘Portanto, a resposta é [número/resposta].’”

8. Verifique a consistência

O ChatGPT não pode tomar decisões de negócios por você, mas pode aconselhar com base na frequência. Peça ao ChatGPT para gerar várias respostas e escolha a que aparecer com mais frequência.

Adicione isso ao seu prompt para tornar o resultado mais confiável: “Gere várias soluções e escolha a mais frequente como a resposta.”

9. Adicione mais instruções

Para problemas complexos que você deseja que o ChatGPT resolva, use instruções extras (como o PS prompting) para orientar o LLM em detalhes. O artigo diz que isso ajuda a melhorar a qualidade do raciocínio e das respostas.

Peça: “Siga instruções detalhadas para extrair variáveis, calcular resultados e resolver o problema.”

10. Use benchmarks

No seu prompt, peça que o ChatGPT compare sua resposta com conjuntos de dados padrão e benchmarks da indústria. A resposta incluirá como cada componente se alinha com a literatura comum ou informações bem conhecidas. Isso ajuda a garantir a confiabilidade.

Adicione a linha: “Compare a solução com benchmarks padrão.”

Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

Seguindo essas dicas simples, usuários podem obter melhores resultados do ChatGPT, especialmente para tarefas complexas. Pare de perder tempo com prompts ruins. Desenvolva essa habilidade e continue aprimorando.

O post Turbine seus prompts no ChatGPT com 10 dicas infalíveis apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Deixe um comentário