China alerta que onda de calor prolongada pode danificar plantações de arroz e algodão

  • Post author:
  • Reading time:3 mins read

 

O departamento de meteorologia da China alertou nesta quinta-feira (4) que uma onda de calor prolongada prevista para as regiões leste, central e sul do país em julho pode afetar a produção de arroz e algodão, já que o clima extremo continua a ameaçar a produção de alimentos.

A Administração Meteorológica da China (CMA) disse que espera que as temperaturas na maioria das áreas da China sejam relativamente altas nos próximos meses, sinalizando um segundo verão consecutivo de calor extremo.

“É necessário se precaver contra o risco de redução da produtividade do algodão, do arroz precoce e do arroz tardio causado pela alta temperatura e pelos danos causados pelo calor”, disse Jia Xiaolong, vice-diretor da CMA, em uma coletiva de imprensa.

As temperaturas de verão em regiões como Zhejiang, Jiangxi, Hunan, Fujian, Guangdong, Guangxi, Gansu e Ningxia devem ficar de 1 a 2 graus Celsius acima do normal, informou o CMA.

A China está enfrentando ondas de calor mais quentes e mais longas, bem como chuvas fortes mais frequentes e imprevisíveis, como resultado da mudança climática, alertou o departamento de meteorologia.

As temperaturas recordes do mês passado já esquentaram as principais províncias produtoras de grãos no noroeste e no leste, forçando os produtores de milho a adiar o plantio, enquanto as chuvas torrenciais em outras regiões inundaram os campos de soja e arroz.

O clima extremo está prejudicando as plantações em desenvolvimento em todo o mundo, à medida que o impacto da mudança climática se intensifica, com vastas áreas de terras agrícolas na China, Rússia, Índia e Estados Unidos passando por condições extremamente quentes e chuvas abaixo do normal, comprimindo os suprimentos mundiais e elevando os preços.

Em seu “Blue Book” climático anual, o CMA alertou que as temperaturas máximas em todo o país poderiam aumentar de 1,7 a 2,8 graus Celsius dentro de 30 anos, sendo que o leste da China e a região noroeste de Xinjiang sofrerão mais.

Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

Siga a ForbesAgro no Instagram

O departamento de meteorologia também informou que dois tufões podem atingir a China continental em julho. Espera-se que os tufões se desloquem na direção oeste ou noroeste, segundo as autoridades.

O post China alerta que onda de calor prolongada pode danificar plantações de arroz e algodão apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Deixe um comentário