No último mês de janeiro, Carla Sarni reorganizou a agenda para atender ao pedido de palestras em duas das principais universidades do mundo. “Estive em Harvard, como faço todo ano, desde 2016. E depois fui para Palo Alto, falar aos alunos de Stanford pela terceira vez”, conta a fundadora e CEO do Grupo Salus, que hoje reúne 863 unidades de franquias, entre as marcas Sorridents, de clínicas odontológicas; GioLaser, de estética, que tem como sócia a atriz Giovanna Antonelli; a Olhar Certo, de oftalmologia; e a mais recente, Amo Vacinas.
O grupo contabiliza 8 milhões de clientes e 600 mil atendimentos por mês. Em 2023, atingiu o faturamento recorde de R$ 1 bilhão. “A Sorridents foi escolhida por Harvard por conta de seu impacto social, por atender pessoas da Classe C com o conforto e a tecnologia que uma clínica para a Classe A teria.”
O nome surgiu enquanto Carla visitava pacientes durante a faculdade de odontologia, em Alfenas (MG), quando se bancava vendendo roupas para os colegas. “Fazia estágio atendendo pessoas na zona rural e me lembrei dessa família: sorriam o tempo todo, mesmo vivendo com muito pouco. Era para eles que eu queria trabalhar.”
Assim, veio para São Paulo e montou um consultório no andar de cima de uma padaria, em 1995. “Depois de um tempo, decidi comprar a sala, mas não sabia como iria pagar. Comecei, então, a abrir a clínica aos domingos. Era o dia mais cheio.”
São estratégias simples de marketing como essa que fizeram parte da sua história. No início, para ganhar mais clientes, a dentista aproveitava o trajeto até o consultório, para fazer propaganda. “Eu distribuía cartões nas lotações e nos pontos de ônibus. Ganhei muito cliente assim.”
Leia também:
Alcione: “Mais importante do que se tornar um sucesso é ter uma carreira”
Lista Forbes Mulheres de Sucesso 2024: conheça as 16 escolhidas
O sucesso de Carla também tem a ver com timing. Quando ainda não se falava no poder de compra das classes C e D, ela investiu nesse mercado. “Construímos a primeira sede da Sorridents com anestesia computadorizada e tudo o que havia nas clínicas dos Jardins. Hoje tenho uma unidade na principal rua do bairro.”
A empreendedora diz que, atualmente, 37% de sua clientela é composta pelo público das classes A e B. “Atendo o rico emergente, o rico que gosta de coisa boa por um preço justo, pois trabalhou duro para ganhar.”
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Foi timing que a levou a se tornar sócia de uma clínica de vacinas, durante a pandemia. “Numa viagem à China, Sônia [Hess, sua amiga, ex-presidente da camisaria Dudalina] me disse que estava mentorando duas empreendedoras do Ceará e eu quis conhecê-las.” O ano era 2019 e o momento não poderia ser mais propício: alguns meses depois, as vacinas virariam o assunto do momento. Em 2022, Carla firmou sociedade com as irmãs Thaís e Juliana Farias e lançou a franquia Amo Vacinas. “Vendemos 100 unidades já na noite de lançamento.”
Veja quem são as Mulheres de Sucesso de 2024:
*Reportagem publicada na edição 116 da revista Forbes, em fevereiro de 2024.
O post Carla Sarni: quem é a fundadora do Grupo Salus apareceu primeiro em Forbes Brasil.