Lorrane Silva, conhecida como Pequena Lô, começou sua trajetória na internet em 2015, quando publicou seus primeiros vídeos no YouTube sobre suas vivências como pessoa com deficiência. Destaque da lista Forbes Under 30 de 2020, a empreendedora soma mais de 10 milhões de seguidores nas redes sociais e conquistou uma trajetória de sucesso entre o ramo artístico e publicitário. “Quero ser conhecida pelo meu trabalho e pelo meu talento, e estou no caminho certo,” destaca em entrevista à Forbes.
Natural de Araxá, em Minas Gerais, Lô alavancou a fama nas redes sociais quando criou seu perfil no TikTok no início de 2020 e passou a publicar vídeos de humor. No início da carreira, ela precisou aprender a cuidar da saúde mental enquanto lidava com a solidão da pandemia e a distância de casa, quando já morava em São Paulo. “Não imaginava que eu teria um baque tão grande. Foram mudanças muito drásticas em um período turbulento da minha vida, mas que fizeram eu ser quem sou hoje.”
Ao longo da trajetória, a criadora de conteúdo firmou parcerias com marcas como Samsung, iFood e Globoplay, e conquistou um lugar na lista Forbes Under 30 em 2020. “Quando fui convidada, achei que era um golpe. Era nova nisso tudo, então fui pega de surpresa. Depois que a lista saiu, passei a ser mais valorizada. As marcas olham para a gente de outra forma.”
“Poder estar em uma das revistas mais famosas do mercado, representando outras mulheres com deficiência que empreendem, foi surreal, uma honra,” destaca a empreendedora, que tem displasia óssea, uma síndrome que afeta o desenvolvimento físico e a mobilidade.
Como mulher e pessoa com deficiência, Lo reflete sobre os desafios constantes na vida profissional. “É como se eu estivesse em uma empresa que só tem homens, não sou muito ouvida e levada a sério. Às vezes, acham que o público gosta de mim por dó.”
“Em momento nenhum eu me coloco nesse lugar, porque todos os dias quero mostrar que a gente pode estar onde quiser, enquanto mulher e pessoa com deficiência,” ressalta. Apesar do longo caminho até o fim do capacitismo, Lô afirma que já enxerga muito avanço em relação ao tema.
Formada em psicologia, ela se aventurou em outras áreas e chegou a publicar sua própria biografia, “Na Dúvida, Escolha Ser Feliz,” em 2023. Com sucesso também como apresentadora no MesaCast, do Big Brother Brasil, Lô embarca novamente na comunicação com o lançamento da websérie “Localizando Conexões Locais”.
Com estreia nesta sexta-feira (21), nas redes sociais, o programa vai destacar os pequenos empreendedores da cidade de Uberaba, em Minas Gerais, onde a empresária morou por seis anos e passou a ser reconhecida pelo trabalho na internet. “Sem eles, não teria me tornado o que sou hoje. Eles acreditaram em mim no início da minha carreira, então quero retribuir contando essas histórias sobre os empreendedores que estão por trás do negócio.” “Vou estar lá como empreendedora, mas também como apresentadora,” conta Lô, que vai visitar e entrevistar os profissionais ao longo da websérie.
Leia também:
Empreendedorismo feminino: os obstáculos e as vantagens do networking
Lista Forbes Top Creators Brasil: veja quem são os 10 escolhidos
Assim como a paixão de apresentadora, ela garante que ainda pretende experimentar diversas áreas profissionais no futuro, inclusive como atriz fora do humor. “Gosto de mudanças. Se eu não tentar, não vou saber. Vou experimentando várias coisas para ver o que mais eu sei fazer.”
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Com uma trajetória de superação e desafios, Lô ainda destaca a importância da autenticidade e da constância de conteúdos e aconselha quem deseja seguir pelo mesmo caminho nas redes sociais. “Quem não é visto não é lembrado.”
O post Pequena Lô: ‘Quero ser conhecida pelo meu trabalho’ apareceu primeiro em Forbes Brasil.