Mãe, esposa, empresária e triatleta. É assim que Ana Oliva Bologna se apresenta nas redes sociais, onde compartilha registros com o marido, cliques pedalando e muito conteúdo corporativo, além de abordar temas como diversidade, práticas de ESG e inovação. “Vivo a metáfora do equilíbrio dos pratinhos e, para mim, a chave está na disciplina”, diz a presidente do conselho de administração da Astra (fornecedora do mercado de construção, acabamento e decoração) e diretora da Japi (fabricante e comerciante de produtos da construção civil), que é ainda bicampeã e recordista do Ironman Brasil. “Lido com o esporte como lido com tudo na vida: sou intensa e faço o meu melhor, sempre com amor.”
Juntas, Astra e Japi faturaram mais de R$ 1 bilhão em 2023. São mais de 2 mil funcionários, 7 mil produtos no portfólio e 48 mil pontos de venda pelo Brasil, além de exportarem para 30 países. “Estando em um cargo de liderança, visualizo que ser mulher é sinônimo de potência. Tenho um olhar diferenciado por ser mulher e mãe e posso afirmar que muitos projetos foram realizados justamente por isso”, conta, referindo-se a iniciativas como licenças-maternidade e paternidade estendidas; sala de lactação e apoio psicológico durante a gestação, no pós-parto e no retorno ao trabalho.
Sua trajetória, no entanto, não foi sempre suave, e Bologna conta que já se sentiu testada, sobretudo no início da carreira: “Diante de situações difíceis, pensava comigo mesma, com um nó na garganta: ‘Não posso chorar, sou a única mulher’”. Hoje, lidera “colocando as pessoas no centro do negócio”. “São elas que produzem os resultados e as metas almejadas por qualquer organização, e precisamos nutri-las para que possam oferecer seu melhor”, diz a empresária, que acredita na liderança por competência, determinação e exemplo. “Assim, tenho um propósito claro, muito maior do que gerar lucro: a criação de valor futuro para a sociedade.”
Leia também:
Amanda Oliveira: “Para salvar as crianças, precisamos investir nas mulheres”
Lista Forbes Mulheres de Sucesso 2024: conheça as 16 escolhidas
A visão é herança do avô, Francisco de Assis Cechelli Oliva, fundador da Astra e da Japi, entre outras empresas. “Ele foi e é tudo na minha vida. Era um empreendedor à frente do seu tempo e sempre acreditou no papel social da iniciativa privada, contribuindo para uma sociedade mais justa. É uma honra e uma grande responsabilidade receber seu legado”, conta Bologna, que em 2022 fundou, em Jundiaí (SP), o Instituto Oliva, associação sem fins lucrativos que fomenta oportunidades de transformação social.
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
“O instituto vem para fortalecer a jornada ESG das empresas do nosso grupo e de outras da região, promovendo progresso social, com as companhias direcionando seus recursos e suas experiências a atividades que beneficiam a comunidade. Uma empresa de sucesso precisa de uma sociedade saudável. Educação, saúde e igualdade de oportunidades são essenciais para uma força de trabalho produtiva”, conclui.
Veja quem são as Mulheres de Sucesso de 2024:
*Reportagem publicada na edição 116 da revista Forbes, em fevereiro de 2024.
O post Ana Oliva: “Tenho um propósito maior do que gerar lucro” apareceu primeiro em Forbes Brasil.