Usina Santa Adélia reduz ociosidade de máquinas em 30% com 4G da TIM
A parceria beneficiou com conectividade mais de 280 mil pessoas nas comunidades adjacentes
São Paulo, XX de junho – Após um ano de parceria com a TIM, operadora líder em conectividade para o campo, a Usina Santa Adélia, uma das principais agroindústrias do setor sucroenergético do interior de São Paulo, compartilha resultados da parceria de transformação digital do campo. O projeto resultou em um aumento médio de uma hora no tempo de corte diário das colhedoras de cana, com redução de aproximadamente 30% da ociosidade de motor ligado das máquinas, refletindo na diminuição de 5% do consumo de diesel (combustível fóssil) na safra e, consequentemente, na redução na emissão de CO2. A parceria também levou conectividade para mais de 280 mil pessoas nas comunidades adjacentes.
Atualmente, 90% das áreas agrícolas das unidades processadoras e fazendas de fornecedores na região de Jaboticabal e Pereira Barreto contam com conectividade 4G, abrangendo aproximadamente 60 mil hectares, e 100% da frota de máquinas possui computador de bordo para o monitoramento. De acordo com as companhias, a expectativa é que os números aumentem cada vez mais e que a parceria continue trazendo avanços para o agronegócio brasileiro. A parceria já contempla as áreas da Usina Santa Adélia nas cidades paulistas de Taquaritinga, Guariba, Monte Alto, Sud Menucci, Ilha Solteira, Itapura, Suzanápolis e, ainda, o distrito de Entre Rios (Itapura)
Para Carlos Soldi Júnior, Gerente de Tecnologia da Informação da Usina Santa Adélia, os benefícios são inúmeros. “Com o investimento em tecnologia, a parceria com a TIM revolucionou os processos operacionais. O monitoramento em tempo real tem permitido uma tomada de decisão mais assertiva e uma operação ágil e precisa.”, afirma ele.
A parceria com a Usina Santa Adélia reforça o compromisso da TIM de impulsionar o agronegócio por meio da conectividade e de potencializar o alcance e a qualidade do serviço nas mais diversas regiões do país.
Alexandre Dal Forno, Diretor de Desenvolvimento de Mercado IoT & 5G da TIM Brasil, destaca: “nosso objetivo é habilitar a transformação digital no campo. A melhoria da eficiência operacional e o aumento da produtividade do nosso parceiro confirmam que a conectividade não é um custo e sim um excelente investimento”.
Prêmio Sustentabilidade Agrícola
Os resultados dos investimentos em tecnologia renderam também para a Usina Santa Adélia na categoria Sustentabilidade Agrícola o prêmio Inova Agro 2023, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação em parceria com a Escola Superior de agricultura Luiz de Queiroz e o Campus Piracicaba do IFSP. Isso reforça o compromisso da empresa com uma atuação ambientalmente responsável. A Usina Santa Adélia foi a vencedora com o case “Campo Conectado – Conectividade e Monitoramento das Operações”, em parceria com a TIM.
Sobre a TIM
“Evoluir juntos com coragem e respeito, transformando tecnologia em liberdade” é o propósito da TIM. A operadora tem a maior cobertura móvel e presença 4G do Brasil e lidera a implementação do 5G no país, em linha com sua atitude protagonista e a sua assinatura: “Imagine as possibilidades”. Comprometida com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança, integra importantes carteiras da bolsa brasileira, como a do Novo Mercado, do Índice de Sustentabilidade Empresarial e a do IDIVERSA. Está listada no Sustainability Yearbook, que reúne as empresas mais sustentáveis do mundo, e foi a primeira operadora a certificação ISO 37001, de combate ao suborno. Faz parte ainda do Índice de Equidade de Gênero da Bloomberg e lidera, entre as empresas do Brasil e do setor de telecom mundial, o Refinitiv Diversity & Inclusion Index. Para mais informações, acesse www.tim.com.br.
O post Usina Santa Adélia reduz ociosidade de máquinas em 30% com 4G da TIM apareceu primeiro em Forbes Brasil.