Paris está prestes a receber delegações do mundo inteiro para os Jogos Olímpicos. A competição tem como um de seus principais pilares o objetivo de promover a paz, a integração e a união entre as nações participantes. É exatamente isso que o astro Pharrell, diretor criativo da linha masculina da Louis Vuitton, buscou transmitir em seu desfile de verão 2025, apresentado na última terça-feira na capital francesa e batizado de “O Mundo é Seu”. A começar pela escolha da locação, os magníficos jardins suspensos da sede da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), com sua infinidade de bandeiras representando os países membros tremulando ao anoitecer. Referências multiculturais, mapas-múndi aplicados em estampas pixeladas nas jaquetas bomber, ferragens e penduricalhos em formato de aviões, além de baús e bolsas de todos os tamanhos fizeram alusão ao espírito globe-trotter que corre nas veias da Louis Vuitton desde a sua fundação. Foram 81 modelos na extensa passarela, marchando ao som de “Triumphus Cosmos”, canção produzida pelo próprio Pharrell. Algumas das principais estampas da coleção, em especial as que revisitam uniformes esportivos (como os de futebol), foram desenvolvidas com o coletivo Air Afrique, que busca divulgar a arte e a cultura do continente africano ao redor do globo.
Leia mais:
TUDOR lança novo cronógrafo na estreia do TUDOR Pro Cycling Team no Giro d’Italia
“É viver um sonho”: atletas compartilham suas expectativas para a Olimpíada 2024
Louis Vuitton em Barcelona: por trás do sucesso do desfile Cruise 2025 da maison
A terceira coleção de Pharrell à frente da grife deu sinais de maturidade logo na abertura, com uma forte aposta na alfaiataria monocromática e elegantes produções em preto total e marrom. A logomania que faz a cabeça dos fãs da marca estava lá, mas mais discreta, em relevo ou em ton-sur-ton, da mesma cor das roupas. Vale ver as peças de perto, pois o segredo, muitas vezes, está nas texturas dos materiais. Pharrell se dedicou desta vez a reinterpretar clássicos do uniforme masculino, como os costumes, de abotoamento reto ou cruzado, os trench-coats e jaquetas de todo tipo, como as bombers inspiradas nos aviadores e desdobradas em versões de couro luxuosas – a que imita os gomos da bola de futebol é irresistível! E, para não negar a veia popstar de seu diretor criativo, a Louis Vuitton fez questão de botar na passarela casacos de pele, de croco ou translúcidos, daqueles que vamos ver vestidos nos rappers e nos astros do esporte nos maiores eventos mundo afora. Na porção utilitária da coleção, muitos bolsos nas jaquetas que remetem a uniformes militares e agasalhos esportivos para quem prefere a onda streetwear. Tem para todos os gostos, sempre com muito refinamento.
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
O recado de Pharrell é direto: em tempos de divisões e polarizações entre os povos, ele apela para a harmonia entre os diferentes, deixando evidente que o futuro está na união. Com um casting bem diverso, composto por modelos vindos do mundo todo, de todas as raças, a mensagem fica ainda mais forte.
O post Pharrell pede união entre os povos em desfile grandioso da Louis Vuitton apareceu primeiro em Forbes Brasil.