O Comitê de Política Monetária (Copom) confirmou as projeções do mercado financeiro e manteve a taxa referencial Selic estável em 10,50% ao ano em uma decisão unânime dos nove diretores do Comitê.
Ao justificar a decisão, o Comunicado indicou a necessidade de “interromper o ciclo de queda de juros” devido ao “cenário global incerto” e ao cenário doméstico marcado por “resiliência na atividade, elevação das projeções de inflação e expectativas desancoradas”.
O texto do Comunicado indica que “a política monetária deve se manter contracionista por tempo suficiente (…) a desinflação e a ancoragem das expectativas em torno de suas metas”.
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
No ponto mais surpreendente, o Comunicado informa que o Copom “se manterá vigilante” e “relembra, como usual, que eventuais ajustes futuros na taxa de juros serão ditados pelo firme compromisso de convergência da inflação à meta”. No limite, essa decisão permite prever até mesmo uma elevação nos juros, apesar de essa hipótese ser considerada pouco provável.
Repercussões
O post Copom mantem Selic estável em 10,50% em votação unânime apareceu primeiro em Forbes Brasil.