O Ministério da Agricultura da Ucrânia aumentou sua previsão para a safra de grãos de 2024 para 56 milhões de toneladas em relação à estimativa anterior de 52,4 milhões de toneladas, disse o ministro interino Taras Vysotskiy nesta sexta-feira.
A colheita pode incluir 21 milhões de toneladas de trigo, 28,5 milhões de toneladas de milho e 5 milhões de toneladas de cevada, disse Vysotskiy em um comunicado.
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Ele afirmou que as exportações de grãos de julho-junho de 2024/25 da Ucrânia foram vistas em 43 milhões de toneladas, incluindo 15 milhões de toneladas de trigo e 25 milhões de toneladas de milho.
“A Ucrânia está terminando o atual ano comercial de 2023/24 com os estoques finais de produtos agrícolas no nível normal, como era antes de 2022″, disse Vysotskiy.
“No próximo ano comercial, as exportações agrícolas excederão 60 milhões de toneladas (de grãos, óleos e sementes oleaginosas). Isso mostra que a Ucrânia continua sendo um garantidor da segurança alimentar global”, acrescentou.
Siga a ForbesAgro no Instagram
Vysotskiy disse que o ministério prevê que a colheita de sementes oleaginosas pode totalizar 22 milhões de toneladas, incluindo 13 milhões de toneladas de sementes de girassol, 4 milhões de toneladas de colza e um recorde de 5 milhões de toneladas de soja.
Ele disse que as exportações gerais de sementes e produtos de oleaginosas totalizariam 17 milhões de toneladas.
O ministério não forneceu números comparativos, mas mais cedo nesta sexta-feira disse que a Ucrânia havia exportado 48,7 milhões de toneladas de grãos em 14 de junho, duas semanas antes do final da atual temporada 2023/24.
No início deste mês, o ministro interino disse que a pasta manteve sua previsão de colheita em 52,4 milhões de toneladas, apesar do mau tempo em maio e no início de junho.
Os meteorologistas e cientistas agrícolas disseram que as fortes geadas na primeira quinzena de maio e a seca que se seguiu na maioria das regiões da Ucrânia criaram condições desfavoráveis para todas as culturas e podem afetar a colheita.
A nova previsão do ministério excede as estimativas de analistas e comerciantes.
A consultoria APK-Inform viu a colheita em 52,8 milhões de toneladas, com exportações de 36,2 milhões. O sindicato ucraniano de comerciantes de grãos UGA previu a colheita combinada das três principais commodities de grãos — trigo, milho e cevada — em 49,2 milhões de toneladas.
O post Ucrânia aumenta previsão de colheita em 6,9%, para 56 milhões de toneladas apareceu primeiro em Forbes Brasil.