O pinot noir é um dos vinhos tintos mais populares do mundo. As frutas de casca vermelha dessa variedade de uva prosperam em uma “janela” estreita de climas mais frios. É notavelmente difícil de cultivar, mas quando bem-feito, produz bebidas de corpo mais leve, elegantes, complexas e longevas. Trata-se de um vinho para amantes do vinho.
O que é pinot noir?
Pinot noir é uma variedade preta de uva da espécie Vitis vinifera, originária da França. É uma das frutas mais antigas do país, cultivada há muito tempo pelos monges cistercienses (ordem cristã fundada em 1908 na Abadia de Citeaux, na Borgonha).
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Atualmente, os colecionadores valorizam o pinot noir por sua delicadeza e como envelhece, especialmente nos vinhedos mais famosos da região. Por sua popularidade e dificuldade de cultivo, é um dos vinhos mais caros do mundo.
De onde vem o pinot noir?
Tipicamente borgonhês, costuma ser engarrafado como um vinho de variedade única – ao contrário das uvas vermelhas, raramente é misturado. À medida que a fama e o preço dos vinhos da Borgonha cresceram, produtores de vinho de todo o mundo procuraram imitar o sucesso da região. Isso levou ao plantio do pinot noir em toda a Europa e na América.
Siga a ForbesAgro no Instagram
As uvas se saem melhor em climas frios, pois sua acidez e delicadeza são características que desaparecem em temperaturas mais quentes. Hoje, os países que produzem o melhor vinho desta espécie são França, Suíça, Alemanha, Áustria, Nova Zelândia, Austrália, Estados Unidos (na Califórnia e no Oregon) e Chile. Graças à sua grande popularidade, é considerado uma variedade “internacional”.
O que significa pinot noir?
É o nome de uma uva e do vinho monovarietal produzido a partir dela, que vem das palavras francesas para “pinheiro” e “preto”, uma referência ao formato de pinha dos seus cachos na videira.
Leia também:
Pinot noir de produtor da Patagônia está entre os quatro melhores da Argentina
Denominação de origem de vinhos baseada em vento tem festival na Califórnia
Gerações Z, millennial e X estão bebendo mais vinhos nos EUA
Qual é o sabor do pinot noir?
Normalmente, é seco, de corpo leve a médio, com acidez brilhante, taninos sedosos e teor alcoólico que varia entre 12% e 15%. O melhor pinot noir apresenta sabores complexos que incluem cereja, framboesa, cogumelo e chão de floresta, além de baunilha e especiarias quando envelhecido em carvalho francês.
A qualidade do vinho varia de acordo com o clima e estilo do produtor. Em climas mais frios, produzem pinots mais delicados e de corpo leve. Os climas mais quentes produzem uma bebida mais madura e encorpada, com alto teor alcoólico. Alguns produtores envelhecem seus vinhos em carvalho francês 100% novo, criando uma bebida mais densa e texturizada.
Quanto álcool contém uma garrafa?
O teor alcoólico depende de onde a uva é cultivada, pois o clima influencia a maturação e, logo, os níveis de álcool. Em regiões mais frias, como França e Alemanha, geralmente tem de 12% a 13,5% de ABV (álcool por volume, na sigla em inglês), mas pode chegar a 15,5% quando cultivado em climas mais quentes, como o da Califórnia e o da Austrália. A depender da safra, se é de verão ou inverno, a quantidade final de álcool no vinho também pode ser influenciada.
O pinot noir é seco ou doce?
É normal os consumidores perguntarem se o pinot é doce. Essa dúvida se deve ao fato de que o vinho tem lindos sabores de frutas vermelhas e é suculento graças à sua acidez naturalmente elevada. Mas isso não quer dizer que há muito açúcar em sua composição.
Na verdade, o pinot é quase sempre feito como um vinho seco, o que significa que após a prensagem das uvas, o açúcar deve ser convertido em álcool pela levedura. Quando todo o açúcar é convertido, forma-se um vinho totalmente seco. Às vezes, sobra um pouco de AR (açúcar residual), o que às vezes é proposital para dar um toque de doçura, ou porque a fermentação não terminou – ainda assim, não deixa de ser um vinho seco.
Quantas calorias tem o pinot nois?
Vinho com pouco ou nenhum açúcar não é igual a vinho sem calorias. As calorias vêm do álcool. Normalmente, uma porção de 150 ml de pinot noir tem cerca de 125 calorias, ou 625 calorias em uma garrafa de 750 ml. Se tiver um toque de açúcar residual, o vinho terá carboidratos, mas apenas uma pequena quantidade. Os vinhos secos geralmente variam entre zero e quatro gramas de carboidratos.
Como devo servir a bebida?
A faixa de temperatura ideal para servir é de 7°C a 12°C. Lembrando que o vinho pode ser delicado e fresco ou rico e envelhecido em carvalho. Mas se pode servir vinhos mais leves perto de 12ºC e pinots mais encorpados perto de 18°F. Se não terminar uma garrafa, recoloque a rolha e coloque-a de volta na geladeira. Os sabores permanecerão frescos de um a três dias. Além disso, o vinho começará a oxidar.
Na mesa, qual é a harmonização perfeita?
As melhores combinações de comida complementam os sabores de frutas do vinho e sua acidez brilhante. Essas qualidades fazem do pinot noir um companheiro perfeito para carnes vermelhas mais leves, como pato e cordeiro, ou carnes brancas, como peru, porco e frango. Peixes com sabor mais intenso, como salmão, vão bem. Vegetais terrosos e ervas como cogumelos e tomilho também combinam, especialmente quando dobrados em risotos e massas.
As combinações que não funcionam são alimentos densos e de sabor muito forte, porque dominam o paladar delicado do vinho.
Qual é a diferença entre cabernet sauvignon e pinot noir?
São duas uvas vermelhas diferentes. O pinot é uma variedade de casca fina que produz vinhos de cor clara, corpo e álcool leves a médios, com alta acidez, elegância e aromas de frutas vermelhas (cranberries, framboesas, cerejas vermelhas) e cogumelos. É famoso há muito tempo entre os amantes do vinho pelos rótulos surpreendentes que são produzidos na Borgonha e pelas expressões mais maduras da Califórnia e do Oregon. O cabernet sauvignon tem mais tanino, corpo, álcool e uma tonalidade mais escura, e vem da margem esquerda de Bordeaux, onde ficou famoso pelos vinhos do Médoc, notadamente o Margaux e Pauillac.
Pinot noir versus merlot
Do mesmo modo, são duas uvas vermelhas diferentes. O merlot tem mais tanino, corpo, álcool e cor mais escura, e vem da margem direita de Bordeaux, onde é famoso pelos vinhos Pomerol e St. Emilion.
*Lauren Mowery, colaboradora da Forbes EUA, é fundadora e CEO da Azure Road, uma nova publicação sobre culinária, viagens e estilo de vida, com sede em British Columbia, no Canadá
O post A Forbes preparou um guia com informações que vão da origem ao cultivo, passando pela vinificação, atributos e consumo da bebida apareceu primeiro em Forbes Brasil.