Bom dia. Estamos na quarta-feira, 12 de junho.
Cenários
Se encerra nesta quarta-feira (12) a reunião do Federal Open Market Committee (Fomc), versão americana do Comitê de Política Monetária (Copom). Não se esperam surpresas nos juros, que deverão permanecer no patamar atual de 5,25% a 5,50% ao ano. O que os investidores querem saber é a visão do Federal Reserve (FED), o banco central americano, para os juros no decorrer do ano.
Para complicar a análise, os diretores do FED terão acess0 – assim como toda a economia – à inflação de maio poucas horas antes do fim da reunião. A projeção é de uma leve desaceleração do núcleo do Consumer Price Index (CPI) para 3,5% nos 12 meses até maio, ante 3,6% nos 12 meses até abril. O núcleo do índice não considera os preços mais voláteis dos alimentos e da energia.
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Perspectivas
Apesar de a inflação americana ter se estabilizado em cerca de 3,5% ao ano, considerando-se em 12 meses até abril, o resultado segue muito acima da meta de 2% ao ano. Isso indica uma continuidade da política monetária apertada. Não se espera nenhuma alteração nas taxas nesta reunião. No entanto, há uma grande esperança no mercado de que o FED possa sinalizar o início do afrouxamento dos juros.
A projeção dos investidores é de que esse processo de alívio comece em setembro e que haja outro corte em dezembro. No entanto, nada disso é garantido. E se a inflação de maio vier acima do esperado, isso pode dar força à hipótese de que os juros americanos seguirão inalterados por mais tempo.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
Indicadores
Brasil
Pesq. Mensal Serviços (Abr)
Esperado: ND
Anterior: + 0,4%
Pesq. Mensal Serviços (12m)
Esperado: ND
Anterior: – 2,3%
Estados Unidos
Consumer Price Index (Mai)
Esperado: 0,1%
Anterior: 0,3%
Consumer Price Index (12m)
Esperado: 3,4%
Anterior: 3,4%
Núcleo do Consumer Price Index (Mai)
Esperado: 0,3%
Anterior: 0,3%
Núcleo do Consumer Price Index (12m)
Esperado: 3,5%
Anterior: 3,6%
O post Pré-mercado: FED sem surpresas e foco na inflação americana apareceu primeiro em Forbes Brasil.