A colheita de milho segunda safra do Paraná atingiu 7% da área cultivada no Estado, segundo produtor do cereal do Brasil, apontando ritmo mais rápido dos trabalhos em relação aos últimos anos, informou nesta terça-feira o Departamento de Economia Rural (Deral).
Na mesma época do ano passado e em 2022, o Deral ainda não registrava colheita. Em 2021, marcava apenas 1% da área colhida no Estado.
O milho foi plantado antecipadamente neste ano no Paraná, enquanto o tempo seco que afetou as produtividades também ajudou no amadurecimento precoce das lavouras.
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
A estimativa da segunda safra de milho do Paraná na temporada 2023/24 foi reduzida na semana passada para 13,2 milhões de toneladas, cerca de 300 mil toneladas abaixo da previsão de abril, com o Estado registrando os efeitos do tempo seco e quente. Consultorias privadas também estão apontando volumes menores de produtividade para o Paraná.
No trigo, as chuvas ao final de maio permitiram o desenvolvimento do plantio de trigo no Estado, onde uma pequena área sofria os impactos da seca anterior.
Siga a ForbesAgro no Instagram
“Como é cedo, às vezes pode ter replantio das áreas atingidas pela seca, então não estou dando com um problema grande”, disse o especialista em trigo do Deral, Carlos Hugo Godinho.
Até segunda-feira, o Paraná já havia semeado 73% da área projetada com trigo, versus 59% na semana anterior. O ritmo está próximo do registrado em anos recentes, segundo dados do Deral.
O post Colheita de milho 2ª safra do Paraná avança a 7% da área; plantio de trigo atinge 73% apareceu primeiro em Forbes Brasil.