A OpenAI criou um novo conselho de segurança e começou a trabalhar no treinamento de seu próximo modelo de IA (inteligência artificial)
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
A empresa afirmou que começou a trabalhar em mais um “modelo pioneiro”, que espera oferecer um “nível de capacidades mais avançado” em sua missão de construir uma inteligência artificial geral(AGI), uma forma de IA que pode desempenhar uma ampla gama de tarefas, assim como os humanos.
Leia também:
Michael Dell: “a IA transformará todos os aspectos da vida e do trabalho”
De inteligência artificial a liderança: LinkedIn disponibiliza 75 cursos gratuitos
WhatsApp dos anos 2000: relembre a trajetória do ICQ, que sairá do ar após 28 anos
O novo modelo provavelmente substituirá o GPT-4 e impulsionará ferramentas de IA generativa como geradores de imagens, assistentes virtuais, motores de busca e seu chatbot principal, o ChatGPT.
A OpenAI também disse que criou um novo comitê para avaliar os riscos apresentados pela nova tecnologia, que será liderado conjuntamente pelo CEO e cofundador Sam Altman, além de três membros do conselho: o presidente Bret Taylor, Adam D’Angelo e Nicole Seligman.
Seis especialistas técnicos e de políticas da OpenAI — Aleksander Madry (Chefe de Preparação), Lilian Weng (Chefe de Sistemas de Segurança), John Schulman (Chefe de Ciência do Alinhamento), Matt Knight (Chefe de Segurança) e Jakub Pachocki (Cientista Chefe) — também integrarão o comitê.
A primeira tarefa do grupo será revisar e desenvolver os processos e salvaguardas da empresa nos próximos 90 dias.
Podemos esperar um “GPT-5”?
A empresa não declarou explicitamente que este é o nome do modelo que está treinando agora. Até o momento, a OpenAI seguiu uma sequência de nomes clara para seus modelos fundamentais na forma de variações numéricas ascendentes do GPT. Seu mais recente modelo fundamental, que alimenta o ChatGPT, é o GPT-4, então espera-se que seu próximo modelo principal tome a forma do GPT-5.
Espera-se que a OpenAI lance uma grande atualização na forma do GPT-5 nos próximos meses, especialmente diante da crescente concorrência de modelos rivais, incluindo o Llama 3, da Meta, o Gemini, do Google, e o Claude 3, da Anthropic.
Quando?
A OpenAI não indicou quando o modelo será lançado. O treinamento de sistemas de IA pode levar meses ou até anos.
O que não sabemos?
Embora pareça transparente à primeira vista, há muita ambiguidade em relação à disposição da OpenAI de compartilhar o que seu novo comitê diz.
A companhia garante que “compartilhará publicamente uma atualização sobre as recomendações adotadas de maneira consistente com segurança e proteção”, uma vez que o comitê tenha informado o conselho, mas não forneceu um prazo para isso após o período inicial de 90 dias.
Avaliação Forbes
Altman tem um patrimônio líquido estimado em US$ 1 bilhão. Ele não possui participação acionária na OpenAI, então não deve sua fortuna ao sucesso da empresa. Em vez disso, Altman é um investidor de risco e sua riqueza vem de uma série de investimentos valiosos, incluindo participações na fintech Stripe, do Reddit, e na empresa de fusão nuclear Helion.
O post Confira o que sabemos sobre o sucessor do GPT-4 apareceu primeiro em Forbes Brasil.