As ações europeias caíram nesta terça-feira (28) em meio à expectativa de dados globais sobre a inflação nesta semana, enquanto comentários cautelosos de autoridade do Federal Reserve prejudicaram ainda mais o humor de investidores.
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em queda de 0,60%, a 519,08 pontos, sua maior queda percentual em um único dia em um mês. A maioria dos índices de ações locais também encerrou o dia em baixa, com as ações francesas sendo as mais afetadas.
O presidente do Fed de Minneapolis, Neel Kashkari, disse em uma entrevista à CNBC que o banco central dos Estados Unidos deve esperar por um progresso significativo na inflação antes de cortar a taxa de juros.
O setor de viagens e lazer liderou as perdas entre os demais do STOXX 600, em queda de 2,8%. As ações de forte peso do setor de saúde recuaram 1%, enquanto o setor imobiliário contrariou a tendência e subiu 0,7%.
“Os mercados estiveram relativamente calmos porque não havia muita coisa acontecendo do ponto de vista econômico”, disse Axel Rudolph, analista de mercado sênior do IG Group.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
Os holofotes estarão voltados para os dados de preços ao consumidor de maio da zona do euro, que serão divulgados na sexta-feira, enquanto as leituras individuais de inflação da Alemanha, Espanha e França também sairão ao longo da semana.
O Banco Central Europeu (BCE) está pronto para começar a flexibilizar os juros em sua próxima reunião na semana que vem, com as apostas mostrando uma probabilidade de mais de 91% de um corte, de acordo com dados do LSEG.
Por outro lado, os operadores veem 50% de chance de que o primeiro corte nos juros do Fed ocorra em setembro, de acordo com a ferramenta FedWatch da CME.
Também no radar está o índice PCE dos EUA, o indicador de inflação preferencial do Fed, na sexta-feira, para obter pistas sobre a possibilidade de corte da taxa de juros este ano.
Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,76%, a 8.254,18 pontos.
Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 0,52%, a 18.677,87 pontos.
Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 0,92%, a 8.057,80 pontos.
Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 0,29%, a 34.659,55 pontos.
Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,44%, a 11.276,00 pontos.
Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 0,40%, a 6.910,19 pontos.
O post Ações europeias caem pressionadas por comentários cautelosos de autoridade do Fed apareceu primeiro em Forbes Brasil.