Brasil pode colher até 58,81 milhões de sacas de café em 2024, diz Conab

  • Post author:
  • Reading time:3 mins read
Reuters

Com a recuperação da safra de café do Brasil nos últimos anos, o país deverá fechar o ano comercial 2023/24 (julho/junho) com exportações recordes

A safra de café do Brasil em 2024 deve atingir 58,81 milhões de sacas de 60 quilos, um aumento de mais de 700 mil sacas em relação ao projetado em janeiro, o que indica a terceira maior colheita da história do país, segundo dados da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) apresentados nesta quinta-feira (23).

Se a previsão for confirmada ao final da safra, o maior produtor e exportador global de café teria ainda o terceiro aumento consecutivo na colheita, algo raro em mais de 140 anos de história da cafeicultura do Brasil, conforme levantamento da Reuters publicado neste ano.

Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

A previsão da Conab indica alta de 6,8% em relação a 2023, um ano de safra de bianualidade negativa, mas quando parte das lavouras estava com o ciclo invertido, após eventos climáticos como seca e geadas. O ano 2024 é, em geral, período de alta para as áreas do arábica do Brasil.

O volume previsto para 2024 só fica atrás, pelos números da Conab, do recorde registrado em 2020 (63,08 milhões de sacas) e de 2018 (61,66 milhões de sacas). A estatal comumente apresenta números mais conservadores do que as estimativas do mercado, que são maiores.

Com a recuperação da safra de café do Brasil nos últimos anos, o país deverá fechar o ano comercial 2023/24 (julho/junho) com exportações recordes, na avaliação de exportadores ouvidos pela Reuters na quarta-feira.

A colheita de café árabica, que deve responder por mais de 70% do volume estimado pela Conab para a produção total, começou há pouco no país, com algumas regiões produtoras registrando colheita em pouco menos de 10% do total previsto.

A produção de café arábica deve alcançar 42,1 milhões de sacas, acima das 40,75 milhões de sacas da projeção passada e com alta de 8,2% sobre a safra anterior.

Já a safra das variedades canéforas (conilon/robusta) é esperada em 16,7 milhões de sacas, com queda frente à projeção anterior de 17,33 milhões de sacas, mas crescimento de 3,3% contra a produção de 2023.

Segundo a Conab, o conilon deverá apresentar sua segunda maior safra da série histórica, fruto de “bom aporte tecnológico nas lavouras e condições climáticas melhores que as proporcionadas na safra passada”.

A Conab manteve sua previsão de área total no país em 2,25 milhões de hectares, enquanto elevou a estimativa para produtividade média nacional para 30,9 sacas por hectare, ante 30,3 sacas/hectare na estimativa do início do ano.

O post Brasil pode colher até 58,81 milhões de sacas de café em 2024, diz Conab apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Deixe um comentário