O Ibovespa operava estável nas primeiras negociações desta segunda-feira (20), no início de semana que tem como destaque a divulgação da ata da última reunião de política monetária do Federal Reserve, e após economistas consultados pelo Banco Central na pesquisa Focus elevarem suas projeções para a taxa Selic.
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Às 10h30, o Ibovespa tinha uma leve queda de 0,03%, a 128.116,53 pontos. O dólar à vista tinha alta de 0,45%, negociado a R$ 5,12 na venda. Na B3, o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento avançava 0,29%, a 5,1230 reais.
Analistas consultados pelo Banco Central voltaram a elevar a projeção para a taxa básica de juros ao final deste ano, com perspectiva de inflação mais alta e menos crescimento, de acordo com a pesquisa Focus divulgada nesta segunda-feira.
O levantamento, que capta a percepção do mercado para indicadores econômicos, apontou que a expectativa para a Selic este ano agora é de 10,0%, de 9,75% antes, na terceira semana seguida de elevação. Para 2025 a projeção continua sendo de 9,0%.
A revisão se dá na esteira de uma redução no ritmo de afrouxamento monetário pelo Comitê de Política Monetária do BC, que fez este mês um corte de 0,25 ponto percentual na Selic, para 10,50% ao ano, após seis quedas consecutivas de 0,50 ponto na taxa. Também foi abandonada a indicação para passos futuros da política monetária.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
No exterior, a China deixou inalteradas as taxas de juros de referência para empréstimos em uma fixação mensal nesta segunda-feira, em linha com as expectativas do mercado.
A decisão ocorre depois que a China anunciou medidas “históricas” na semana passada para estabilizar seu setor imobiliário, com o banco central viabilizando 1 trilhão de iuanes em financiamento extra e flexibilizando as regras de hipoteca, em uma tentativa de reanimar a demanda por moradia.
O plano de resgate do setor imobiliário reduziu efetivamente a urgência de cortar ainda mais as taxas de empréstimo de referência, em um momento em que um afrouxamento monetário agressivo poderia aumentar a pressão sobre a moeda.
(Com Reuters)
O post Ibovespa abre estável com foco na ata do Fed e ajustes na projeção da Selic apareceu primeiro em Forbes Brasil.