Brasil tem 21 restaurantes com estrelas Michelin em 2024; 10 são estreantes

  • Post author:
  • Reading time:4 mins read
Getty Images

O Guia Michelin chegou ao Brasil em 2015

Uma das maiores referências gastronômicas do mundo finalmente voltou seus olhos para o Brasil depois de quase quatro anos de hiato. A noite desta segunda-feira (20) marcou o retorno do Guia Michelin ao país com o anúncio dos novos restaurantes estrelados em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Sem atualizações desde 2020, a nova edição chegou em grande estilo: foram 21 restaurantes premiados com as cobiçadas estrelas, sendo 10 deles estreantes na lista.

Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

O país segue sem nenhum nome no patamar máximo de três estrelas, mas acaba de dobrar o número de casas com duas estrelas. Os novos integrantes Tuju (SP), Evvai (SP) e Lasai (RJ) se juntam aos veteranos D.O.M. (SP), Oteque (RJ) e ORO (RJ) na lista do duplo mérito. “Passei muito medo essa semana [de perder estrelas]. Estou feliz de ver que nosso segmento sobreviveu”, comemorou o chef Alex Atala no palco.

A lista de restaurantes com uma estrela ganhou sete novos integrantes, entre eles Fame Osteria (SP), Kazuo (SP), Murakami (SP), San Omakase (RJ) e Tangará Jean-Georges (SP). Outras oito casas mantiveram a distinção da edição anterior, como Kinoshita (SP), Maní (SP), Cipriani (RJ) e Picchi (SP), totalizando 15 restaurantes com uma estrela Michelin.

Um dos destaques da noite certamente foi Ivan Ralston, que subiu ao palco três vezes. Além da dupla estrela, o chef do novo Tuju e sua equipe foram premiados com a categoria inédita de “Abertura do Ano” e uma Estrela Verde Michelin (a primeira vez que ela é distribuída no país) por práticas de sustentabilidade, junto com A Casa do Porco (SP) e Corrutela (SP).

Leia também:

Como é a vida secreta dos inspetores anônimos do Guia Michelin
Melhor sommeliére de 2023 pelo Guia Michelin é brasileira
Alain Ducasse: como é a vida do chef com 21 estrelas Michelin

O evento também revelou os selecionados para a lista Bib Gourmand, que reconhece restaurantes de qualidade e bom custo-benefício. Para 2024, são 37 integrantes: 25 que mantiveram o título e 12 novos. Entre os estreantes, estão casas como Mocotó Vila Leopoldina (SP), Cora (SP), Shihoma Pasta Fresca (SP), Kotori (SP), Brota (RJ) e Sulta (RJ).

A versão brasileira do guia parou de ser atualizada em 2020 com a crise da Covid-19. “Esse cenário trouxe incerteza ao trabalho e às capacidades operacionais dos inspetores do Guia Michelin, impossibilitando-os de avaliar e atualizar de forma justa sua seleção de restaurantes no Brasil”, explica Gwendal Poullennec, o diretor internacional do guia. 

O regresso a São Paulo e Rio, quase quatro anos depois, tem gostinho especial para Poullennec: elas foram os primeiros – e até o final do ano passado, os únicos – destinos sul-americanos a contar com a presença do guia. “Nessas duas cidades, podemos sentir um verdadeiro interesse pela boa comida e estamos satisfeitos por ver que os chefs estão cada vez mais interessados ​​em preservar as suas heranças culturais, identidades e tradições”, resume ele. 

Restaurantes com 2 estrelas Michelin

6 restaurantes, três deles novos

D.O.M. (SP)
Oteque (RJ)
ORO (RJ)
Tuju (SP)
Evvai (SP)
Lasai (RJ)

Restaurantes com 1 estrela

15 restaurantes: oito casas mantiveram a distição, e sete são estreantes

Cipriani (RJ)
Mee (RJ)
Huto (SP)
Jun Sakamoto (SP)
Kinoshita (SP)
Kan Suke (SP)
Mani (SP)
Picchi (SP)
San Omakase Room (RJ)
Fame Osteria (SP)
Kazuo (SP)
Kuro (SP)
Murakami (SP)
Oizumi Sushi (SP)
Tangará Jean-Georges (SP)

Estrela Verde Michelin

Tuju
A Casa do Porco
Corrutela

Abertura do Ano

Tuju

Sommelier Michelin

Maira Freire, do Lasai

Todos os prêmios e restaurantes recomendados pelos inspetores Michelin podem ser conferidos no site oficial do guia

Leia também:

Você pode participar do 1º jantar Michelin no espaço – por um preço estratosférico
5 restaurantes com três estrelas Michelin pelo mundo que valem a viagem
6 chefs brasileiros que fazem sucesso no exterior
10 restaurantes imperdíveis pelo mundo para 2024, indicados por experts
Janaína Torres é eleita a melhor chef feminina do mundo em 2024
Os melhores restaurantes do mundo em 2023, segundo o 50 Best

O post Brasil tem 21 restaurantes com estrelas Michelin em 2024; 10 são estreantes apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Deixe um comentário