Na manhã de domingo, a ESA compartilhou no X (antigo Twitter) um vídeo capturado por sua “fireball camera”, ou “câmera de bólido”, que mostrava o que a agência descreveu como um “meteoro impressionante” cruzando o céu da cidade de Cáceres, no oeste da Espanha, perto da fronteira com Portugal.
ESA’s fireball camera in Cáceres, Spain, spotted this stunning meteor last night!
Our Planetary Defence Office are currently analysing the size and trajectory of the object to assess the chance that any material made it to the surface.
Credit: ESA/PDO/AMS82 – AllSky7 pic.twitter.com/gSU4unncQW
— ESA Operations (@esaoperations) May 19, 2024
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Posteriormente, a agência esclareceu que se tratava de um “pequeno fragmento de cometa” e não um meteoro, estimando que ele teria cruzado a Espanha e Portugal a uma velocidade de 45 km por segundo antes de se desintegrar sobre o Atlântico.
Em ambos os países, vídeos filmados em várias cidades viralizaram nas redes sociais, mostrando o objeto cruzando o céu em alta velocidade e iluminando-o em tons vibrantes de azul e verde.
Durante um show na cidade portuguesa de Barcelos, ele foi filmado riscando o céu enquanto o cantor se apresentava. Outro vídeo mostra o céu do Porto, a segunda maior cidade de Portugal, iluminando-se intensamente por alguns segundos.
Muitas pessoas entraram em contato com os serviços de emergência para relatar o ocorrido. Um porta-voz do serviço de espanhol 112, em Madri, afirmou que havia recebido vários telefonemas.
Residente de Lisboa, Bernardo Taborda, de 31 anos, disse à Reuters que estava passeando pela cidade com amigos quando o céu de repente ficou verde brilhante: “Parecia quase luz do dia. Todos olhamos para trás e vimos isso”, lembra. “Parecia um filme, foi incrível.”
O post “Como num filme”: fragmento de cometa ilumina o céu da Espanha e de Portugal apareceu primeiro em Forbes Brasil.