A Blue Origin, empresa aeroespacial do bilionário Jeff Bezos, retomará seu programa de turismo espacial no domingo, 19 de maio, com o envio de uma tripulação de seis pessoas ao espaço pela primeira vez em quase dois anos.
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
O foguete New Shepard, da Blue Origin, será lançado do Texas no domingo (19), com uma janela de lançamento que se abrirá às 10:30 da manhã (horário de Brasília), anunciou a empresa nesta terça-feira (14).
Leia também:
Agricultura em Marte? Cientista explica possibilidades para plantações extraterrestres
Satélites Starlink de Musk sofrem interrupções por grande tempestade solar
Cápsula Starliner da Boeing decolará em 1º voo tripulado à estação espacial
A aeronave levará uma tripulação de seis civis, incluindo Ed Dwight, escultor de 90 anos que fez história em 1961 ao se tornar o primeiro candidato negro a astronauta nos EUA — mas nunca foi selecionado para uma missão espacial.
Este será o sétimo voo espacial tripulado da Blue Origin e elevará o número total de pessoas que a empresa levou com sucesso ao espaço para 37.
O lançamento também representa o recomeço do programa de turismo espacial da Blue Origin, que foi interrompido em agosto de 2022, após um dos foguetes não tripulados da empresa sofrer uma falha em pleno voo, o que levou a uma investigação de incidente sob supervisão da Administração Federal de Aviação (FAA).
A viagem vai além da fronteira internacionalmente reconhecida do espaço, a cerca de 100 km acima da Terra, permitindo que a tripulação flutue em gravidade zero antes de retornar ao planeta.
Como assistir?
O lançamento será transmitido ao vivo no site da Blue Origin. Clique aqui para acessar.
Conheça o New Shepard
Antes da falha de 2022, o foguete New Shepard havia realizado seis missões bem-sucedidas, transportando mais de 24 passageiros, incluindo Bezos, o ator de “Star Trek”, William Shatner, e o ex-jogador da NFL e apresentador do Good Morning America, Michael Strahan.
Após o incidente, a Blue Origin conduziu uma investigação sob supervisão da FAA, que foi encerrada em setembro passado. A FAA descobriu que a causa foi a “falha estrutural de um bocal de motor causada por temperaturas de operações mais altas do que o esperado”. A empresa foi ordenada a tomar 21 medidas corretivas.
A pausa não ajudou os esforços da Blue Origin para acompanhar a corrida espacial — nos dois anos em que esteve inativa, a concorrente Virgin Galactic, fundada pelo bilionário Richard Branson, coordenou vários voos espaciais comerciais bem-sucedidos.
Curiosidade
Com 90 anos, Dwight está prestes a se tornar o homem mais velho no espaço, superando o recordista anterior, Shatner, por alguns meses, segundo a NPR.
Fortuna
A Forbes estima que o patrimônio líquido de Jeff Bezos seja de US$ 204,2 bilhões (R$ 1,4 trilhão), em grande parte devido à sua participação na Amazon.
O post Neste fim de semana, Jeff Bezos enviará turistas ao espaço pela primeira vez desde 2022 apareceu primeiro em Forbes Brasil.