Depois da moda de lutas de boxe entre famosos, agora o ringue é outro: as plataformas de streaming. E a briga da vez é entre dois dos maiores nomes da cena do rap mundial, Drake e Kendrick Lamar decidiram resolver seus conflitos através da música. Intensificada desde o fim de março, a rixa inclui letras ácidas, acusações bastante sérias e uma troca de produções extremamente veloz – um bate, o outro revida.
O ódio mútuo remonta a 2013, com o lançamento da música “Control”, parceria entre Big Sean e Lamar. Nos anos anteriores, de 2011 e 2012, Drake e Kendrick chegaram a cantar juntos, dividindo microfone em faixas como “Buried Alive Interlude”, “Poetic Justice” e “F**king Problems”.
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Com a chegada da fama, também vem a pergunta clássica: quem é o mais famoso? Foi na parceria com Big Sean que Lamar respondeu, em determinado momento da música, depois de citar o nome de Drake e outros artistas, ele disse: “Tenho amor por todos vocês, mas estou tentando assassiná-los”.
Foi a partir desse momento que a briga de diss tracks começou – músicas, geralmente no gênero do rap, que são criadas para insultar ou difamar alguém, como outro rapper, artista ou pessoa pública. Essas músicas são conhecidas por suas letras agressivas e provocativas, que muitas vezes fazem referência a eventos reais ou disputas pessoais. No caso, as acusações trocadas são, além de graves, criminosas.
Leia também:
Andrea Bocelli comemora 30 anos de carreira com show exclusivo no Rio de Janeiro
Taylor Swift bate próprio recorde com novo álbum; veja os números do lançamento
16 telões na praia e cachê de US$ 3 milhões: os números de Madonna no Brasil
Para simplificar, as denúncias contra Drake são de que ele tem uma filha abandonada e se relaciona com meninas menores de idade. Já Lamar é acusado de bater em sua esposa, Whitney Alford. Mas, afinal, quem está ganhando a briga? Confira os números mais relevantes sobre a disputa:
Kendrick Lamar está em segundo lugar na lista semanal de Top Artistas Globais, tendo subido 14 posições. Drake está estagnado em terceiro;
Lamar também ocupa a segunda posição da lista semanal de Top Músicas Globais, com “Not Like Us”. O quarto lugar também está nas mãos do rapper, com “euphoria”. Drake só aparece na 17a posição com a faixa “Familly Matters”;
No Brasil, o número de streams de Lamar é 24 posições maior que o de Drake;
Drake tem, em média, 14 milhões de ouvintes mensais a mais que Kendrick;
A música mais ouvida de Drake no momento é “Push Ups”, enquanto a de Lamar é “Like That”.
O post Drake vs. Lamar: em números, quem está ganhando a briga do pop apareceu primeiro em Forbes Brasil.