Utilizar IA generativa para simular como responder e lidar com pessoas difíceis, pode ser um método controverso. No entanto, é possível avaliar situações com mais calma e tranquilidade.
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Primeiro, é preciso preparar o terreno, alimentando o ChatGPT com informações sobre o indivíduo em questão, com suas condições, características e peculiaridades. Para isso, busque referências para fazer a melhor descrição possível.
Um ponto crucial para avançar nesse tópico, é entender que não é apenas porque você supõe que alguém é indesejado, que isso seja necessariamente verdade. Hoje em dia, todo mundo é um “psicólogo de sofá” ou um “especialista de saúde mental autoproclamado”.
Leia também:
5 dicas do ChatGPT para aprimorar sua escrita
“Quando o tema é IA, lideranças brasileiras mostram apetite por aprendizado”, diz líder global da Accenture
Como se preparar para trabalhar com IA
Seja cauteloso ao rotular as pessoas. Seria sábio conversar com pessoas reais sobre o que você sente, inclusive com um profissional, para analisar a sua situação.
Depois de avaliar as questões acima, a IA generativa pode entrar em cena. Vamos usar o ChatGPT como exemplo, visto que ele é a plataforma de IA mais popular entre o público — estima-se que 100 milhões de usuários usem a plataforma semanalmente.
Comece com um comando de texto que instrua o ChatGPT a ser como uma determinada pessoa, com todos os detalhes possíveis sobre ela.
Depois de ter alimentado a IA com informações relevantes, continue uma breve conversa com o ChatGPT nesse modo — sempre na mesma janela. A ideia é que você testemunhe com um olhar externo e menos enviesado o que está acontecendo.
Por que fazer esse tipo de exercício com IA generativa?
A beleza de usar IA é que você pode fazer isso a qualquer momento, 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem ter que fazer nenhum arranjo logístico e, mais importante, sem se preocupar em inadvertidamente despertar um amigo no meio da noite ou causar uma confusão.
Você também pode usar a IA generativa para experimentar uma ampla variedade de abordagens, para aprender mais sobre você mesmo e sobre o outro.
O post Como usar IA generativa para lidar com pessoas indesejadas apareceu primeiro em Forbes Brasil.