As entregas de fertilizantes no Brasil somaram 3,7 milhões de toneladas em janeiro, alta de 8,3% em relação ao mesmo mês de 2023, enquanto a produção permaneceu decrescente, apontaram dados da Anda (Associação Nacional para Difusão de Adubos) nesta terça-feira (16).
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Siga a ForbesAgro no Instagram
Mato Grosso manteve-se líder nas entregas, concentrando 28,6% do total, com um milhão de toneladas, seguido por Paraná (480 mil), Goiás (403 mil), Minas Gerais (344 mil) e São Paulo (309 mil).
Já a produção nacional de fertilizantes intermediários em janeiro registrou 512 mil toneladas, queda de 9,5% ante o mesmo mês do ano passado, quando foram fabricadas 566 mil toneladas, apontaram os dados.
Maior importador global de adubos, o Brasil comprou no exterior em janeiro 2,93 milhões de toneladas de fertilizantes intermediários, alta de 14,6% frente ao mesmo mês de 2023, disse a Anda.
No porto de Paranaguá, principal porta de entrada dos fertilizantes, ingressaram no primeiro mês do ano 766 mil toneladas, com alta de 16% em relação ao mesmo período do ano passado. O terminal representou cerca de 26% do total importado, disse ainda a Anda, citando dados do governo.
O post Entregas de adubos no Brasil crescem 8,3% em janeiro, aponta Anda apareceu primeiro em Forbes Brasil.