Perdeu? Saiba quando e onde ver os próximos eclipses solares

  • Post author:
  • Reading time:3 mins read

Igreja de Hallgrímur, em Reykjavík na Islândia

Se você acabou de ver seu primeiro eclipse solar total — ou está desesperado para ver outro — aqui está onde e quando ir para experimentar outra experiência inesquecível:

1. ‘Eclipse de Gelo & Fogo’

Quando: 12 de agosto de 2026

Localização: Groenlândia, Islândia e norte da Espanha

Duração máxima: dois minutos e 18 segundos

Já se passaram mais de 25 anos desde que a Europa continental testemunhou um eclipse solar total. O caminho da totalidade começará na Groenlândia, passará pela Islândia, atravessará o Oceano Atlântico e chegará ao norte da Espanha. Este eclipse não será visível em Madrid ou Barcelona, mas terminará logo após a ilha de Maiorca, no Mar Mediterrâneo.

Provavelmente, o melhor lugar para experimentar este eclipse será no largo da costa de Reykjavík, na Islândia, durante a temporada de cruzeiros e observação de baleias. Você também pode ter a chance de testemunhar as luzes do norte durante o evento — mas provavelmente após o anoitecer.

Vista do templo de Karnak, em Luxor, no Egito

2. ‘Grande Eclipse do Norte da África’

Quando: 2 de agosto de 2027

Localização: Norte da África

Duração máxima: seis minutos e 23 segundos

Se você pudesse testemunhar apenas um eclipse solar total em sua vida, este é o que escolher. A cada 18 anos no século XXI, há um eclipse solar total de seis minutos ou mais, e este é o próximo. Este eclipse será visível no norte de Marrocos, Argélia, Tunísia, Líbia, Iêmen e sul da Espanha, mas para a maioria dos caçadores de eclipses, só haverá dois lugares para estar: Luxor, no Egito, ou Meca, na Arábia Saudita.

Vista sobre a formação rochosa “Três irmãs”, nas Montanhas Azuis, na Austrália.

3. ‘Grande Eclipse Australásia’

Quando: 22 de julho de 2028

Localização: Austrália e Nova Zelândia

Duração máxima: cinco minutos e cinco segundos

A Austrália e a Nova Zelândia serão os únicos lugares a testemunhar uma longa totalidade em 2028, começando a partir da Ilha Christmas, da costa selvagem de Kimberley e dos Bungle Bungles da Austrália Ocidental até as Devil’s Marbles do Território do Norte, as Montanhas Azuis e o Porto de Sydney. No entanto, Sydney estará lotada de pessoas e a chance de tempo claro é mais ou menos.

Vista aérea de Durban, África do Sul.

4. ‘Eclipse de Dois Continentes’

Quando: 25 de novembro de 2030

Localização: Namíbia, Botsuana, África do Sul, Lesoto e Austrália

Duração máxima: três minutos e 44 segundos

Este eclipse exigirá algumas decisões importantes. A totalidade ocorrerá logo após o nascer do sol na Costa dos Esqueletos da Namíbia, antes de se mover através de Durban, na África do Sul. O caminho da totalidade se estenderá então por uma parte remota do Oceano Índico antes de um pôr do sol eclipsado se pôr na Austrália Meridional e no interior de Nova Gales do Sul e Queensland. A primeira vista australiana será em Streaky Bay na Península de Eyre, perto de Adelaide.

O post Perdeu? Saiba quando e onde ver os próximos eclipses solares apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Deixe um comentário