O programa 25 Mulheres na Ciência seleciona propostas de cientistas da América Latina desde 2020, com o objetivo de reconhecer e dar visibilidade a projetos de impacto. Em 2024, o foco foi para iniciativas de sustentabilidade ambiental — além da inclusão de profissionais do Canadá.
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Outro destaque da edição deste ano é a escolha de mulheres que estão colhendo os frutos de trabalhos que começaram há mais de 10 anos. “Leva-se tempo para a maturidade da liderança em tecnologia. E, apesar de todas as barreiras que existem para as mulheres, é empolgante ver colegas chegando tão longe”, diz Marcia Ferrarezi, gerente técnica e líder do Women Leadership Forum da 3M para América Latina.
Leia também:
4 jovens brasileiras que estão fazendo história na ciência
“Criei há 25 anos o que Musk fez agora”, diz Miguel Nicolelis
10 mulheres que fizeram história na ciência e tecnologia
Em entrevista à Forbes Brasil, três vencedoras contaram detalhes de seus projetos e trajetórias. Confira:
Assim como nas edições anteriores, o processo de avaliação para selecionar os cientistas foi conduzido por um júri de representantes da área de Pesquisa & Desenvolvimento da 3M e convidados externos com experiência nas áreas de ciência, pesquisa, inovação, sustentabilidade e empreendedorismo na América Latina.
Alguns dos critérios avaliadores na seleção foram o potencial de amplificação e influência de cada projeto, o potencial de impacto social direto ou indireto na região, inovação, viabilidade, carreira e formação da candidata, bem como a maturidade e aplicabilidade da ideia.
Veja a lista com todas as cientistas brasileiras premiadas:
O post Energia a partir de cascas de laranja e além: conheça projetos premiados de cientistas brasileiras apareceu primeiro em Forbes Brasil.