O dono do X, o bilionário Elon Musk, questionou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes em publicação na plataforma neste domingo (7), afirmando que publicará as demandas do magistrado e como essas solicitações “violam a lei brasileira”.
No sábado (6), Musk já havia desafiado decisões judiciais do STF de bloquear determinadas contas do X no Brasil. Ele afirmou que a plataforma poderá ter de fechar seu escritório no país e mencionou Moraes com o questionamento “por que você está fazendo isso?”.
Neste domingo Musk voltou ao assunto. “Em breve, o X publicará tudo o que é exigido por Alexandre de Moraes e como essas solicitações violam a legislação brasileira”, afirmou.
“Esse juiz traiu descaradamente e repetidamente a constituição e o povo do Brasil. Ele deveria renunciar ou sofrer impeachment. Vergonha Alexandre, vergonha”, acrescentou o bilionário, que também é presidente-executivo da Tesla.
No sábado (6) o X disse que fora forçado por decisões judiciais a bloquear “determinadas contas populares no Brasil”, e que estava proibido de divulgar quais foram afetadas, sob pena de receber multas diárias se não cumprir a ordem.
“Não sabemos os motivos pelos quais essas ordens de bloqueio foram emitidas. Não sabemos quais postagens supostamente violaram a lei. Estamos proibidos de informar qual tribunal ou juiz emitiu a ordem, ou em qual contexto”, acrescentou.
Musk também escreveu mais cedo “por que você está exigindo tanta censura no Brasil?”, ao comentar um post anterior publicado por Moraes na rede social. “Como resultado, provavelmente perderemos todas as receitas no Brasil e teremos que fechar nosso escritório lá. Mas os princípios importam mais do que o lucro”, acrescentou.
O post Elon Musk decide contestar decisões de Alexandre de Morais apareceu primeiro em Forbes Brasil.