O empresário Eric Steen, de Portland, no Oregon (EUA), é um amante de cervejas e também é um apaixonado por se conectar à natureza. Portland, uma cidade com 635 mil habitantes, é considerada a mais ecológica dos Estados Unidos. “Aqui, tenho encontrado diferentes maneiras de unir cerveja e conservação”, diz ele.
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
No mundo das bebidas, Steen é conhecido pelo projeto Beers Made by Walking (Cervejas feitas caminhando, na tradução literal), em que ele leva cervejeiros para caminhadas em busca de plantas, frutas e ervas para serem usadas em bebidas que refletem a flora local das cervejarias.
“Como a cerveja é um produto agrícola, há anos me inspiro na relação entre conservação e bebida artesanal”, diz Steen. “Parece um caminho realmente orgânico para fazer alguma mudança real e trabalhar com muitas pessoas que têm a paixão de fazer escolhas mais sustentáveis, mas precisam de ajuda para estabelecer um ponto de partida.” Steen também está à frente da agência Forest Green PR, especializada em meio ambiente, inovações de mercado e produtos artesanais, criada em 2019.
O mais recente projeto de Steen — e o mais ambicioso também — é o Earth to Beer (Terra para Cerveja), que está sendo lançado neste mês em homenagem ao Dia da Terra, comemorado globalmente em 22 de abril. Para participar da iniciativa, as cervejarias foram desafiadas a fabricar uma bebida com ingredientes de origem sustentável e a doar os lucros de sua venda para uma instituição beneficente voltada à natureza.
Leia também:
Empresa quer transformar cerveja sem álcool em negócio bilionário
Por que a marca de roupa Patagônia vai produzir cerveja nos Estados Unidos
Cerveja é uma boa ideia no calor?
“Pedimos a elas que colocassem o máximo possível de sustentabilidade em uma lata”, diz Steen. Em seu ano inaugural, 35 cervejarias se inscreveram no Earth to Beer.
Steen criou rótulos para cada cerveja, de modo que elas tenham um visual uniforme da Earth to Beer e, ao mesmo tempo, exibam o logotipo e a arte de cada cervejaria. As cervejas estão sendo lançadas nos mercados de cada fabricante durante esse mês, mas antes do Dia da Terra. A seguir as cervejarias e onde elas estão localizadas:
Arizona
A Arizona Wilderness of Gilbert, da cidade de Gilbert, está apoiando a Natural Restorations, da mesma cidade, cuja missão é remover lixo e pichações de áreas de recreação ao ar livre e matas nativas, revitalizar espaços naturais por meio de projetos de replantio e contribuir com veteranos militares e outros membros da comunidade.
Alasca
A Devil’s Club Brewing, de Juneau, está usando sua cerveja para apoiar a Southeast Alaska Land Trust, instituição que desde 1995 tem trabalhado para conservar permanentemente cerca de 1,4 mil hectares de áreas úmidas, terras de recreação, habitats de vida selvagem, espaços abertos e terras de subsistência em todo o sudeste do Alasca.
Califórnia
A Coronado Brewing, de Coronado, está doando os lucros de sua cerveja Earth to Beer para a San Diego Coastkeeper, uma organização que protege e restaura as águas nas quais se pode pescar, nadar e beber no condado de San Diego.
A Headlands Brewing, de Lafayette, está apoiando o Alameda County Community Food Bank, que distribui milhões de refeições saudáveis todos os anos e está na vanguarda de novas abordagens para acabar com a fome e a pobreza. Hoje, mesmo recuperando alimentos que, de outra forma, seriam desperdiçados e ainda evitar que bilhões de toneladas de GEEs (gases de efeito estufa) entrem na atmosfera, o Food Bank continua sendo um herói desconhecido na luta contra as mudanças climáticas para a maior parte da população local.
Colorado
A Our Mutual Friend Brewing, de Denver, está usando o Earth to Beer para apoiar a Colorado Grain Chain na promoção de uma economia baseada em grãos e centrada na comunidade, com atuação em todo o estado.
Havaí
A Hana Koa Brewing, de Honolulu, fez uma parceria com a Surfrider Foundation, uma organização sem fins lucrativos dedicada à proteção dos oceanos e praias do mundo, para todas as pessoas, por meio de uma poderosa rede global de ativistas.
Idaho
A Lost Grove Brewing, de Boise, está ajudando a Idaho Trials Association em sua missão de promover a conservação e as caminhadas pelo interior do estado de Idaho, em uma campanha para que as pessoas deixem um pouco de lado o uso do automóvel.
Maryland
A Ten Eyck Brewing, de Queenstown, está apoiando a ShoreRivers, que se dedica a proteger e restaurar os cursos d’água de Maryland por meio da defesa, restauração e educação com base científica.
Massachusetts
A Hot Plate Brewing, de Pittsfield, está usando sua cerveja Earth to Beer para capacitar os jovens e construir uma comunidade por meio de alimentos e agricultura, fazendo uma doação para a Roots Rising.
Michigan
A Brewery Vivant, de Grand Rapids, escolheu a Land Conservancy of West Michigan como parceira do Earth to Beer. A organização conserva a terra criando reservas naturais públicas, oferece apoio a comunidades e governos locais na criação de áreas naturais, além de ajudar produtores rurais a proteger suas próprias terras.
A Ludington Bay Brewing, de Ludington, está promovendo a Michigan Trout Unlimited, que se dedica à conservação, proteção e restauração dos peixes de água fria de Michigan e de suas bacias hidrográficas.
Montana
A bacia hidrográfica de Gallatin abrange cerca de 500 mil hectares no sudoeste de Montana. A MAP Brewing, de Bozeman, está apoiando o Gallatin Watershed Council, que protege o aquífero, com sua cerveja Earth to Beer.
Novo México
A Ex Novo Brewing, de Corrales, está doando os lucros da Earth to Beer para a Best Buddies, uma organização sem fins lucrativos dedicada a estabelecer um movimento voluntário global que cria oportunidades para amizades, emprego, liderança e inclusão para indivíduos com deficiências intelectuais e de desenvolvimento.
Nova York
A Strong Rope Brewery, do Brooklyn, está ajudando o Billion Oyster Project a restaurar os recifes de ostras no porto de Nova York por meio de iniciativas de educação pública.
Siga a ForbesAgro no Instagram
Carolina do Norte
A área de Raleigh-Durham-Chapel Hill, na Carolina do Norte, também é chamada de Triângulo da Pesquisa, ou simplesmente Triângulo. A Fullsteam Brewery, de Durham, está produzindo uma cerveja Earth to Beer em apoio à Triangle Land Conservancy, que se esforça para tornar a região do Triângulo mais sustentável e atraente, protegendo a água limpa e habitats naturais, apoiando fazendas e alimentos produzidos localmente e conectando as pessoas com a natureza por meio da proteção e administração da terra, ao catalisar ações ambientais com a colaboração da comunidade.
A Ponysaurus Brewing, também de Durham, está apoiando a Cape Fear River Watch, dedicada à melhoria e preservação da bacia do rio Cape Fear, uma das maiores bacias hidrográficas da Carolina do Norte.
A Steel String Brewery, de Mebane, fez uma parceria com a Haw River Assembly. A bacia hidrográfica do Haw River inclui córregos que alimentam esse rio e a organização sem fins lucrativos está construindo uma comunidade de apoio à limpeza da água por meio de programas de divulgação, educação e monitoramento de sua qualidade.
Ohio
A MadTree Brewing, de Cincinnati, está ajudando a preservar os parques da cidade ao apoiar a Cincinnati Parks Foundation.
Oklahoma
A Heirloom Rustic Ales, de Tulsa, está doando a receita da Earth to Beer para a Conservation Coalition of Oklahoma, que reúne organizações focadas em políticas de conservação.
Oregon
A Ferment Brewing, de Hood River, está promovendo a aventura ao ar livre ao apoiar a Adventures Without Limits, que oferece atividades para todas as pessoas, independentemente de seus níveis de habilidade, status socioeconômico, gênero, etnia ou idade.
A Hopworks Brewery, de Portland, fez uma parceria com a Oregon Wild, que trabalha para proteger e restaurar a vida selvagem e as águas do estado como um legado duradouro para as gerações futuras.
A Level Brewing, também de Portland, está doando fundos para o Columbia Slough Watershed Council, que administra uma área de navegação às margens da cidade, sendo inclusive a terra nativa do povo chinook.
A Little Beast Brewing, outra marca de Portland, está apoiando a Coalition of Oregon Land Trusts, que representa mais de 30 organizações sem fins lucrativos em defesa da conservação da natureza.
A Steeplejack Brewing, também de Portland, fez uma parceria com a Sustainable Northwest, uma organização sem fins lucrativos que acredita que paisagens saudáveis são boas para a natureza, pessoas e economias locais.
Pensilvânia
A South Mountain Partnership é uma rede de pessoas e organizações que protegem e promovem os recursos agrícolas, naturais, culturais e recreativos dos condados de Adams, Cumberland, Franklin e York, no centro-sul da Pensilvânia. A GearHouse Brewing, de Chambersburg, está doando os lucros de sua Earth to Beer para essa organização sem fins lucrativos.
A Stick City Brewing, de Mars, escolheu a Moraine, McConnells Mill e Jennings Commission como sua parceira beneficente. A organização sem fins lucrativos apoia os Parques Estaduais Moraine e McConnells Mill e o Jennings Environmental Education Center, que contemplam as reservas naturais da região.
Rhode Island
A Moniker Brewery, de Providence, está trabalhando com a Save the Bay, cuja missão tem sido proteger e melhorar a Baía de Narragansett, que forma o maior estuário da região da Nova Inglaterra, funcionando como um extenso porto natural e incluindo até mesmo um pequeno arquipélago com mais de 30 ilhas, desde 1970.
Tennessee
A Harding House Brewing, de Nashville, ainda não determinou qual será o beneficiário dos fundos arrecadados com o Earth to Beer.
Texas
A Oddwood Brewing, de Austin, está fazendo parceria com a Colorado River Alliance, cujo objetivo é educar os jovens de hoje para que se tornem os líderes de amanhã, garantindo um legado saudável para o rio Colorado, o uso sustentável de recursos hídricos e comunidades dedicadas à sua proteção e conservação.
Virgínia
A Fine Creek Brewing, de Powhatan, está doando fundos para a Shalom Farms, uma organização sem fins lucrativos que trabalha para construir comunidades sustentáveis, cultivando e compartilhando alimentos saudáveis.
Washington
A Aslan Brewing, de Bellingham, está apoiando a Washington Conservation Action, principal voz política na comunidade ambiental de Washington, mobilizando-se pela conservação e justiça ambiental.
A Elliott Bay Brewing, de Seattle, está usando o Earth to Beer para promover a Coalition for Organic & Regenerative Agriculture, que reúne agricultores, organizações e ativistas para defender políticas, programas e recursos que apoiem a ampla adoção de práticas agrícolas orgânicas, regenerativas e sustentáveis.
A Ghostfish Brewing, também de Seattle, está apoiando os esforços do Puget Sound Restoration Fund para restaurar recursos marinhos icônicos e um ecossistema saudável.
A Talking Cedar Brewing, de Rochester, ainda não anunciou a instituição de caridade que apoiará.
A Vice Beer, de Vancouver, está apoiando a Columbia Land Trust, que trabalha para conservar e cuidar das terras, águas e vida selvagem vitais da região do Rio Columbia por meio da ciência e relacionamentos fortes.
*Don Tse, colaborador da Forbes EUA, é consultor de cerveja artesanal no mercado americano, no qual atua há mais de 25 anos. Já escreveu a respeito de 27 mil rótulos
O post Earth To Beer: conheça o movimento das cervejas do bem apareceu primeiro em Forbes Brasil.