De acordo com um estudo de 2023 do Credit Karma, 69% dos norte-americanos tiveram arrependimentos financeiros durante o ano. Entre eles, o mais comum é não ter economizado dinheiro (31%).
Posso afirmar, sem dúvida, que um princípio que você provavelmente já conhece transformou completamente minha capacidade de construir e manter hábitos financeiros e me tornar uma milionária livre de dívidas. Em 1906, na Itália, Vilfredo Pareto notou que a maioria de suas preciosas ervilhas pereceria, exceto por uma pequena porção, que constituía a maior parte de sua safra. Mais especificamente, ele observou que 20% de sua safra produzia 80% de sua colheita.
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Ele estendeu esse princípio para a macroeconomia, mostrando que 80% da riqueza na Itália era de propriedade de 20% da população. Você provavelmente conhece isso como a regra 80/20. Eu gosto de me referir a isso como “a regra das ervilhas mundiais”.
A regra 80/20 serve como uma maneira de posicionar a construção de seus hábitos, especialmente se você for um perfeccionista ou um pensador excessivo. O hábito é simples na teoria, mas difícil na prática: encontrar os 20% do seu tempo, recursos e esforços que podem render 80% dos resultados ou recompensas em seus objetivos financeiros. Aqui está como você pode aplicar o princípio das ervilhas mundiais aos seus hábitos financeiros de três maneiras diferentes.
Priorize os 20% das contas que produzem o maior retorno
A primeira maneira pela qual aplico a regra 80/20 e sugiro que você a aplique é olhar para suas finanças da mesma maneira que Pareto olhou para suas ervilhas. Em vez de dedicar muito tempo a contas de dinheiro com retorno mínimo, priorize os 20% que têm o maior potencial de ganho.
Quais são os 20% das contas de dinheiro que poderiam impulsionar 80% do seu sucesso? Por exemplo:
Identifique 20% dos seus melhores ativos ou investimentos nos quais você pode ter confiança em crescer
Mova esses itens que você tem evitado do final da lista para o topo
Concentre-se em aumentar seus investimentos em aposentadoria em vez de apenas coletar recompensas de cartão de crédito
Esse princípio também pode se aplicar à priorização do que recebe sua atenção em seu orçamento a cada mês. Se você é como eu, que consistentemente gasta demais em comida, reserve outros itens em seu orçamento este mês e concentre esses 20% extras de energia na otimização de como você faz compras, planeja e prepara suas refeições. Deixe de lado outras prioridades este mês e, talvez, nos próximos meses até descobrir a rotina que você pode manter.
Livrar-se dos 20% das contas que causam mais drama
A segunda maneira de aplicar a regra 80/20 é eliminar os 20% das suas contas que estão causando mais drama. É hora de uma introspecção honesta – identifique os 20% das contas que estão causando 80% do estresse. Eliminá-las poderia reformular a trajetória do seu futuro financeiro.
Na década de 1940, um pesquisador de gerenciamento de operações, Dr. Joseph Juran, descobriu que 80% dos defeitos do produto resultavam de 20% dos problemas nos métodos de produção. Mesmo que você não seja um especialista em operações, isso parece intuitivamente fácil de entender.
Em uma fábrica de produção, ele descobriu que reduzir 20% dos problemas de produção poderia aumentar a qualidade geral de seus produtos. Gosto de pensar nisso procurando os gargalos em seu plano financeiro, que estão causando mais estresse.
Em vez de lidar com elas pouco a pouco, concentre-se em se livrar delas de uma vez por todas. Talvez sejam uma ou duas contas ou contas recorrentes ou aquela dívida na qual você não fez progresso e concentre seu esforço para reduzi-la. Talvez seja o sentimento de que você não tem o suficiente em poupança, então agora é a hora de torná-lo seu principal 20% e reduzir 80% do seu estresse.
Leia também:
Selic a 10,75%: quais são os melhores investimentos para fazer agora?
10 hábitos para ser feliz no trabalho e em qualquer lugar, segundo pesquisas
Ao aplicar a regra 80/20 no primeiro ano em que busquei a independência financeira, concentrei meus esforços em pagar dívidas. Reduzir minha dívida foi a prioridade principal dos meus planos financeiros gerais. Isso recebeu a grande maioria da minha atenção por um ano inteiro, enquanto eu deixava de lado meus outros objetivos, como economizar para aposentadoria ou para as férias.
Pode parecer que foi um ano difícil, mas olhando para trás, trocar esse foco intenso para pagar US$ 72 mil em empréstimos estudantis em um ano, em vez de uma década, significava que eu nunca mais precisei me preocupar com dívidas estudantis.
Aplicar a regra dessa maneira desafia você a se concentrar em encontrar as coisas que criarão os melhores resultados financeiros, especialmente se você estiver aprendendo sobre finanças, ou não tiver certeza ou estiver preocupado com investimentos. Mas pode ser muito mais fácil identificar itens em seu plano financeiro que aliviariam a maior quantidade de estresse pessoal, mesmo que não sejam matematicamente os mais benéficos.
Os perfeccionistas nunca alcançam a liberdade financeira
A última maneira de aplicar a regra 80/20 como um hábito financeiro é repetir isso: 80% é suficiente. Os perfeccionistas nunca se tornam financeiramente livres. Digamos que você continue praticando o perfeccionismo e realmente alcance o cálculo matemático da independência financeira em seu patrimônio líquido.
Qual você acha que seria o seu nível de ansiedade? Quão despreocupado você realmente seria? Quão sobrecarregado por números e precisão você estaria, em comparação com saborear os relacionamentos e a alegria?
O post O método de 120 anos para criar hábitos com dinheiro e reduzir estresse apareceu primeiro em Forbes Brasil.