Outro dia, um amigo entrou em contato comigo para saber a minha opinião sobre os robôs consultores. Não é novidade que as plataformas de consultoria robótica têm ganhado enorme popularidade entre os jovens profissionais no início de suas jornadas de economia, mas elas também podem deixar a desejar em certos momentos.
O papel dos consultores robóticos
Uma vez, um grupo de acadêmicos tentou organizar um debate entre um profissional financeiro bem-sucedido e o fundador de uma plataforma de consultoria robótica. Para a surpresa deles, o fundador recusou o debate e disse que os consultores robóticos não são destinados a substituir consultores, mas sim oferecer uma opção para investidores que não atendem aos valores mínimos exigidos pelos consultores.
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Aqui estão alguns dos maiores erros que vejo os investidores cometendo quando decidem investir por conta própria:
Falta de diversificação
Alocação inadequada para o nível de tolerância ao risco
Concentração excessiva em dinheiro
Os consultores robóticos tendem a resolver esses problemas. A maioria das plataformas faz com que as pessoas respondam a um questionário de tolerância ao risco ou perguntem quanto risco elas gostariam de assumir. A plataforma então coloca o investidor em uma carteira de fundos, que são cestas diversificadas de ações ou títulos, de acordo com o nível de risco escolhido por ele.
Muitas vezes, eles também oferecem o rebalanceamento automático da carteira, que garante que ela permaneça alocada de acordo com sua tolerância ao risco mesmo durante grandes oscilações de desempenho.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
Todos esses serviços geralmente são oferecidos a um preço nominal, que costuma ser menor do que o que um consultor humano cobraria. Do ponto de vista de risco e retorno, ter um consultor robótico pode servir melhor a muitos investidores do que tentar escolher ações de forma individual, fazer day trading, tentar cronometrar os mercados ou até escolher setores.
Onde os consultores robóticos deixam a desejar
Quando comparados aos consultores humanos qualificados, os robôs deixam a desejar de várias maneiras. Na maioria das plataformas, o principal serviço oferecido é o gerenciamento de carteira, que é uma pequena parte do que um consultor humano qualificado faz.
Aqui estão os papéis adicionais que muitos consultores humanos qualificados assumem:
Orientação Comportamental
Planejamento Financeiro
A orientação comportamental é, de acordo com um estudo da Vanguard sobre o valor dos consultores, o maior valor agregado de um consultor humano. Vamos passar por dois exemplos:
1. Você estava em 2008 e sua carteira caiu 40% do pico do mercado. Todos os seus amigos disseram que o mercado ia continuar em queda e que essa será a próxima Grande Depressão. Você transfere todos os seus investimentos para dinheiro, perdendo a recuperação total dos próximos anos.
2. Em 2023, você investia seu dinheiro e se considerava agressivo, mas nunca viu taxas de juros tão altas. Você aporta todo o seu portfólio em um certificado de depósito bancário (CDB) de 1 ano, obtendo 4,5%, perdendo mais de 20% nos retornos do mercado de ações ao longo deste ano.
Em ambos os casos, um profissional financeiro qualificado teria conversado sobre seus objetivos e orientado que você invista consistentemente pensando neles, e não com o que está acontecendo no mercado.
Responsabilidade
Se você está trabalhando com um consultor humano qualificado, provavelmente está em um cronograma de revisão com ele. Seja anualmente, semestralmente ou trimestralmente, vocês se reúnem e discutem o que está acontecendo em sua vida, seu progresso em relação aos objetivos, sua tolerância ao risco, o ambiente de mercado, mudanças na legislação e desempenho da carteira.
É aqui que muitos problemas são identificados antes que se desenvolvam em algo grave. É também aqui que um consultor pode atuar como um parceiro para enfrentar novos objetivos financeiros, como planejamento universitário para um recém-nascido, seleção de benefícios para um novo emprego, gestão fiscal para um novo negócio ou orçamento para uma nova despesa.
Com um consultor robótico, você não tem esse nível de responsabilidade. Não há uma pessoa sentada com você para discutir sua vida e responder às suas perguntas. Você poderia configurar uma conta e nunca mais olhar para ela. Você poderia esquecer qual era o propósito da conta em primeiro lugar.
Customização avançada
Alguns exemplos de customização avançada que os consultores humanos podem oferecer incluem:
Excluir ações específicas de sua carteira
Garantir a inclusão de determinadas ações
Colher perdas fiscais para compensar ganhos tributáveis
Acesso a investimentos especializados, como fundos de câmbio e empresas de capital fechado
Planejamento de confiança e patrimônio
Mapeamento de fontes de renda e objetivos únicos
Conclusão
Os consultores robóticos foram criados com o objetivo expresso de oferecer gerenciamento de carteira a investidores que não podem atender aos mínimos exigidos pelos consultores. Eles resolvem muitos erros básicos de investimento e fornecem a novos investidores carteiras diversificadas. Quando os investidores querem garantir que estão definindo e alcançando seus objetivos financeiros, pode ser hora de procurar um consultor financeiro humano qualificado.
O post Como os robôs podem ajudar os investidores e quando eles ficam aquém apareceu primeiro em Forbes Brasil.