Como qualquer decisão de carreira, a saída de um emprego deve ser tratada de maneira racional, sempre considerando a importância de manter um relacionamento profissional positivo com antigos chefes e colegas. “Decidir sair impulsivamente ou com raiva não é a melhor ideia. A transição deve ser comunicada de forma que não prejudique relações futuras”, afirma Ana Pliopas, coach executiva e professora da Fundação Getulio Vargas.
Você nunca sabe onde estará ou quem encontrará nas próximas etapas da sua jornada profissional. Por isso, mesmo que o ambiente de trabalho atual não esteja mais alinhado com seus objetivos profissionais ou pessoais, a forma como você sai pode abrir – ou fechar – portas no futuro. “No momento de comunicar sua saída, não vale a pena lavar roupa suja.”
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
O melhor caminho é ser transparente e abordar o assunto com sinceridade e clareza, apontando os motivos que levaram à decisão de sair, sem recorrer a desculpas, e também sem “atacar” ninguém. “Sendo honesto, você demonstra respeito pela organização que está deixando, o que ajuda na sua reputação no mercado”, diz Lucas Oggiam, diretor executivo da multinacional de recursos humanos Page Group.
Leia também:
Você se acha perfeccionista? Saiba que isso pode prejudicar sua carreira
Foi demitido? Não se desespere. Veja cinco passos para se organizar após demissão
A seguir, especialistas fornecem um guia prático para pedir demissão de maneira profissional e sem prejudicar a carreira.
O post Como pedir demissão da empresa sem fechar as portas? apareceu primeiro em Forbes Brasil.