Mae Jemison, astronauta e médica norte-americana, foi a primeira mulher negra a ir para o espaço. Ela voou a bordo da missão STS-47 do ônibus espacial Endeavour em 1992.
O Dia Internacional da Mulher, celebrado anualmente em 8 de março, foi instituído pela ONU em 1975 para demarcar a luta das mulheres por seus direitos. Entretanto, os avanços conquistados não são estáveis. De acordo com um estudo publicado pela ONU Mulheres em janeiro deste ano (2024), houve uma redução no apoio ao protagonismo feminino e ao feminismo. “A misoginia e o sexismo ainda prevalecem em níveis elevados na sociedade brasileira”, escreve a instituição.
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Em 2023, durante a onda de demissões em Big Techs, quase 70% das pessoas afetadas pelos cortes no Brasil foram mulheres, segundo o Layoffs Brasil. “Nunca se esqueça que basta uma crise política, econômica ou religiosa para que os direitos das mulheres sejam questionados”, afirma Simone de Beauvoir, filósofa reconhecida pelas teorias sociais sobre gênero, em um de seus textos.
Leia também:
Microsoft abre inscrições para programa de capacitação de mulheres na tecnologia
Eliminar desigualdade de gênero poderia elevar PIB global em mais de 20%, diz Banco Mundial
Pioneiras: 12 líderes políticas na história mundial
A luta para que mais mulheres pudessem ocupar espaços nas áreas de STEM — sigla para ciência, tecnologia, engenharia e matemática —, área em que apenas 35% das estudantes brasileiras estão matriculadas, também foi iniciada por pioneiras que enfrentaram restrições drásticas e desafios ainda maiores para ocupar espaços estruturalmente negados ao gênero.
Conheça 10 mulheres que fizeram história na ciência e tecnologia:
O post 10 mulheres que fizeram história na ciência e tecnologia apareceu primeiro em Forbes Brasil.