A OpenAI, desenvolvedora do ChatGPT, refutou na terça-feira (5) as alegações de Elon Musk de que a startup abandonou sua missão original de desenvolver inteligência artificial para o benefício da humanidade e não para fins lucrativos.
A OpenAI disse em um post em blog que pretende agir para refutar todas as alegações de Musk. Ele entrou na semana passada com uma ação judicial contra a startup que ele cofundou, alegando quebra de contrato, dizendo que a empresa apoiada pela Microsoft agora está focada em ganhar dinheiro.
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
A OpenAI disse que Musk queria que a empresa se fundisse com a fabricante de veículos elétricos Tesla, e ele encaminhou um email dizendo que a startup deveria “anexar-se à Tesla como sua vaca leiteira”.
A OpenAI disse que a sugestão veio depois que Musk e a empresa decidiram que o próximo passo seria criar uma entidade com fins lucrativos em 2017 para gerar capital para a construção de inteligência artificial geral (AGI).
O bilionário queria então participação majoritária, controle inicial do conselho e ser presidente-executivo da OpenAI, disse a empresa.
Mas a OpenAI e Musk não conseguiram chegar a acordo sobre os termos de uma empresa com fins lucrativos porque a startup sentiu que era contra a missão de qualquer indivíduo ter controle absoluto sobre a companhia.
Em seu processo, Musk disse que os três fundadores da OpenAI concordaram originalmente em trabalhar no AGI, um conceito de que as máquinas poderiam realizar tarefas como um ser humano, mas de uma forma que “beneficiaria a humanidade”.
Musk também pressionou a OpenAI a anunciar um compromisso inicial de financiamento de 1 bilhão de dólares em 2015, depois que o presidente-executivo Sam Altman e o cofundador Greg Brockman planejaram inicialmente captar 100 milhões de dólares.
“Estamos tristes por ter chegado a esse ponto com alguém que admiramos profundamente – alguém que nos inspirou a almejar mais alto, depois nos disse que iríamos falhar, abriu um concorrente e depois nos processou quando começamos a fazer progressos significativos em direção à missão da OpenAi sem ele”, disse a OpenAI.
Musk e Tesla não responderam imediatamente a um pedido da Reuters para comentar no blog.
O processo de Musk é o auge de sua oposição de longa data à startup. Desde então, a OpenAI tornou-se o rosto da IA generativa, em parte devido aos bilhões de dólares em financiamento da Microsoft. Musk fundou sua própria startup de inteligência artificial, xAI, lançada em julho passado.
O post OpenAI refuta alegações de Musk em processo apareceu primeiro em Forbes Brasil.