Apenas 13 dos 193 Estados-membros da ONU (Organização das Nações Unidas) hoje têm chefes de governo mulheres.
Ainda esperamos avanços para que as figuras femininas em posições de liderança e poder deixem de ser exceção. Mas fato é que se hoje existem mulheres influentes ocupando espaços historicamente dominados por homens e definindo as políticas econômicas e legislativas, é porque outras pavimentaram o caminho.
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Veja, abaixo, 12 líderes mundiais que desafiaram todas as estatísticas e ficaram marcadas na história.
Alzira Soriano
Eleita no Rio Grande do Norte, no município de Lages, foi a primeira mulher prefeita no Brasil e também na América Latina.
Bertha Lutz
Foi bióloga, educadora, diplomata e política brasileira. Era filha do cientista Adolfo Lutz, abriu caminho para o voto feminino e a participação mais ativa das mulheres na política.
Celina Guimarães Vianna
Primeira eleitora do Brasil, aos 29 anos de idade, em Mossoró, no Rio Grande do Norte, primeiro estado que estabeleceu que não haveria distinção de sexo para o exercício do sufrágio.
Ellen Johnson Sirleaf
Tornou-se a primeira mulher eleita presidente no continente africano, servindo como presidente da Libéria de 2006 a 2018. Por sua atuação à frente do país, ganhou o Nobel da Paz em 2011.
Golda Meir
Natural de Kiev, e de família judaica, foi a primeira e única mulher a ocupar o cargo de primeira-ministra de Israel, de 1969, aos 70 anos, a 1974.
Indira Gandhi
Foi a primeira mulher primeira-ministra da Índia. Ela era uma líder forte e decisiva que guiou seu país por um período de grande mudança.
Madeleine Albright
Primeira mulher a ser secretária de estado dos Estados Unidos, nasceu na antiga Tchecoslováquia, escapou da ocupação nazista com a família e chegou a Ellis Island em 1948. Meio século depois, aos 59 anos, foi designada ao cargo, o mais alto ocupado por uma mulher na história dos EUA.
Leia também:
Por que as mulheres têm um papel essencial para resolver a crise global de liderança
O Papa está certo: precisamos de mais mulheres líderes para um mundo mais pacífico
Margaret Thatcher
Foi a primeira mulher primeira-ministra do Reino Unido. Ela era uma líder conservadora que implementou políticas que transformaram a economia do país.
Njinga Mbandi
Líder do povo Mbundu e rainha de Ndongo e Matamba, no sudoeste da África, foi um importante símbolo da resistência ao colonialismo português no século 17.
Rosa Parks
Foi uma ativista americana pelos direitos civis, símbolo da luta contra a segregação racial. Ela ficou famosa por se recusar a ceder seu lugar no ônibus para um homem branco em 1º de dezembro de 1955, no Alabama.
Ruth Bader Ginsburg
Segunda mulher a ocupar uma cadeira na Suprema Corte dos EUA, serviu de 1993 até sua morte, em 2020, e virou um ícone da luta pelos direitos das mulheres.
Vigdis Finnbogadottir
A islandesa foi a primeira mulher a ser eleita presidente de um país, em 1980. Ficou no cargo por 16 anos, entre 1980 e 1996, e muitas mulheres e meninas islandesas cresceram tendo sua figura como um exemplo, o que encorajou a se envolverem na vida política do país.
O post Pioneiras: 10 líderes políticas na história mundial apareceu primeiro em Forbes Brasil.