O iF Design Award de 2024, considerado o “Oscar do Design”, acaba de premiar os designers curitibanos Mauricio Noronha e Rodrigo Brenner, eleitos Forbes Under 30 em 2018.
À frente do Furf Design Studio, que há mais de uma década faz peças com apelo social, a dupla ganhou o prêmio por mais uma de suas invenções sustentáveis: uma urna funerária a base de fungos, em colaboração com a startup de design e biotecnologia Mush, fundada por cientistas de Ponta Grossa (PR).
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Batizada de “Navegar”, por ter formato de uma embarcação, a criação também traz um lado poético, destacam os jurados. “A urna à base de micélio [massa formada por um aglomerado de filamentos de um fungo] é ambientalmente consciente e econômica, ao mesmo tempo que traz um clima poético e significativo a um momento tão delicado para os entes queridos. O veleiro simboliza uma viagem final leve e significativa, em completa harmonia com a natureza”, definiu o iF Design Award.
“Amo criar projetos totalmente inusitados e se, de quebra, ele ainda for sustentável, tecnológico, poético e um sucesso comercial: perfeito”, diz Brenner. Por ser criada com matéria orgânica de origem renovável e biodegradável, em poucos dias a urna se dissolve na água ou na terra – e serve como fertilizante natural.
Em 2018, a dupla já havia sido premiada pelo projeto Confete, uma capa para prótese com formato funcional e valor acessível, além de personalizável – com um gama ampla de cores e designs.
O que é o iF Design Award
Chamado de “Oscar do Design”, o prêmio alemão acontece desde 1954 e é um dos maiores e mais importantes do setor. São várias categorias, desde design de produto à arquitetura, design de interiores e User Experience (UX).
Na edição de 2024, foram 10.800 inscrições, de 72 países diferentes. Para ganhar, é preciso passar por uma seleção rigorosa em duas etapas, julgada por renomados especialistas da área.
Veja todos os vencedores deste ano aqui
O post Urna funerária sustentável, criada por brasileiros, ganha “Oscar do Design” apareceu primeiro em Forbes Brasil.