O que você espera para o lançamento do iPhone 16 em setembro? Já surgiram boatos de câmeras melhores, bateria com maior duração, design térmico eficiente e além. No momento, um novo relatório afirma algo ainda mais impressionante: os processadores da série 16 terão núcleos de computação de IA. A informação veio do site taiwanês Economic Daily News e foi divulgada por Joe Rossignol, do MacRumors.
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
A novidade se encaixa com as notícias de que recursos de IA generativa estão chegando à próxima série de iPhones. O CEO da Apple, Tim Cook, disse-me que a Big Tech está trabalhando há algum tempo com inteligência artificial generativa. E, como também existem relatos de que alguns recursos de IA seriam exclusivos da linha de 2024, a notícia sobre os núcleos adicionais se encaixam perfeitamente.
Leia também:
Primeiro paciente humano da Neuralink controla mouse com pensamento
Veja quais foram os 10 smartphones usados mais vendidos em 2023
Usuário de iPhone, cuidado: este malware rouba seu reconhecimento facial
Parece que o Mac também contará com benefícios: “A linha de produtos da Apple será totalmente atualizada, e a nova geração de processadores M4 e A18 para dispositivos como iPad, Macbook e iPhone aumentará significativamente o número de núcleos de computação de IA embutidos”, diz o relatório.
Aprendizado de máquina da Apple
As habilidades de aprendizado de máquina da Apple fazem parte do que a empresa chama de “Motor Neural”, que existe nos chips da companhia desde o iPhone 8, iPhone 8 Plus e iPhone X. Na época, o Motor Neural tinha dois núcleos. No ano seguinte, esse número aumentou para oito núcleos, e a partir do iPhone 12, são 16 núcleos. Portanto, se a Apple vai “aumentar significativamente” o número, o que isso significa? Talvez 24 ou até mesmo 32 núcleos.
“Este ano não apenas fortalecerá significativamente o poder computacional de IA dos processadores M3 e A17, mas também aumentará o número de núcleos de computação de IA e o desempenho da nova geração de processadores M4 e A18”, escreve o jornal.
Outras novidades para o iPhone 16
Com essa mudança, além de telas OLED melhores, um novo microfone, avanços para Siri, um botão extra projetado para gravar vídeos e um sensor de câmera aprimorado, a série do iPhone 16 está avançando muito bem.
De acordo com Mark Gurman, da Bloomberg, em sua última newsletter Power On, o uso da IA generativa pela Apple não precisará esperar até o Motor Neural ser atualizado para a série do iPhone 16. Uma das primeiras maneiras que a empresa usará a IA generativa é “para acelerar o desenvolvimento de software — tanto interna quanto externamente”, alega Gurman.
Isso funcionará graças ao Xcode, usado no macOS para desenvolver softwares para os produtos da Apple, como iPhone, iPad, entre outros. “A ideia é testar a abordagem para garantir que possa ser lançada para desenvolvedores externos, de preferência até a Conferência Mundial de Desenvolvedores da Apple, que acontecerá em junho deste ano”, explica Gurman.
iOS 18 e inteligência artificial generativa
“Em seguida, vem a parte mais divertida: como a Apple adotará IA generativa em todo o iOS 18 para levar a tecnologia aos consumidores”, comenta Gurman na newsletter. Como o iOS 18 será anunciado em junho, ouviremos mais nos próximos meses, embora alguns recursos sejam retidos para que o iPhone 16 apresente funções totalmente inovadoras.
O post Entenda como a Apple adotará IA generativa no iPhone 16 apareceu primeiro em Forbes Brasil.