Ao pensar em um bilionário, provavelmente venha à sua cabeça a imagem de fundadores de grandes empresas, como é o caso do CEO da Meta, Mark Zuckerberg, e o presidente da Amazon, Jeff Bezos. Além deles, existem os herdeiros, como Jacqueline Mars, neta do fundador da empresa de doces Mars, e Thomas Pritzker, cujos antepassados fundaram a cadeia de hotéis Hyatt, da qual ele é CEO.
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Esse pensamento é normal, já que aproximadamente 69% dos quase 760 bilionários nos Estados Unidos listados pela Forbes se enquadram na primeira categoria, enquanto um pouco mais de 27% herdaram uma grande fortuna. Ao todo, quase 97% dos bilionários americanos pertencem a essas duas categorias.
Porém, existe uma rara terceira opção, que enquadra aqueles que não são nem fundadores, nem herdeiros: eles são chamados de bilionários contratados, ou bilionários da escalada corporativa.
A Forbes identificou apenas 26 pessoas que foram contratadas como executivos, funcionários juniores ou CEOs, e que se tornaram bilionárias. Esses executivos ultra-ricos trabalham ou trabalharam em apenas 20 empresas, quase todas do setor de tecnologia ou private equity. Entre os mais notáveis estão o CEO da Apple, Tim Cook; o CEO do JPMorgan Chase, Jamie Dimon; e Jonathan Gray, que foi contratado pela Blackstone em 1992 logo após a faculdade e foi nomeado presidente e diretor de operações da empresa em 2018.
Nessa categoria, o mais rico entre os bilionários executivos é Steve Ballmer, amigo de Harvard de Bill Gates, que ingressou na Microsoft em 1980 como funcionário número 40 e liderou a empresa como CEO de 2000 a 2014. O membro mais recente deste grupo de elite é Lisa Su, CEO da empresa de chips AMD, que recentemente se tornou bilionária devido ao aumento no preço das ações da companhia. Ela é uma das cinco mulheres nesta lista.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
Outras nomes incluem Jayshree Ullal, da Arista Networks; a ex-COO da Meta, Sheryl Sandberg; e Meg Whitman, que como ex-CEO do eBay levou a empresa de uma receita de US$ 5,7 milhões em 1998 para US$ 5 bilhões em 2008, acumulando milhões de ações no processo e se tornando bilionária em 2003.
Aqui listamos as 10 pessoas mais ricas, que como funcionários se tornaram bilionários:
O post Conheça 10 bilionários que fizeram fortuna apenas trabalhando para os outros apareceu primeiro em Forbes Brasil.