O impacto que a Inteligência Artificial vem causando no mundo do trabalho deve chegar a quase todas as profissões. Mas isso não quer dizer que todas elas irão acabar. Apesar do relatório do Goldman Sachs prevendo 300 milhões de empregos atingidos (só nos EUA e União Europeia) – e que a IA será capaz de gerar conteúdo capaz de fazer um quarto do trabalho realizado hoje por seres humanos, alguns profissionais sobreviverão. “A IA não deve ser encarada como uma ameaça apenas, mas como um agente que pode automatizar tarefas repetitivas”, diz Jordano Rischter, sócio da Wide, empresa de recrutamento voltada à alta gerência, em Porto Alegre (RS).
Leia também
5 profissões que serão criadas pela Inteligência Artificial
A IA não vai roubar seu emprego tão cedo, dizem pesquisadores do MIT
Mesmo quem ocupa uma posição de liderança ou terminou o MBA está a salvo. Um contador ou um advogado em início de carreira pode estar mais na mira de ter parte de seu trabalho substituído pela IA do que um motorista de aplicativo, por exemplo, já que ainda não temos carros autônomos, mas temos a IA produzindo relatórios. “Funções que exigem habilidades sociais complexas, tomada de decisões, gerenciamento de conflitos e negociações entre pessoas ainda não podem ser desempenhadas pela Inteligência Artificial, mas acredito que quase todas verão algum tipo de transformação”, diz Fernando Pedro , diretor-geral da Assigna, empresa do Talenses Group, de recrutamento.
Aqui, algumas áreas, empregos e profissões que devem sobreviver à IA:
Existem ainda os entraves financeiros para que essa tecnologia seja aplicada amplamente. Segundo um estudo do Laboratório de Ciência da Computação e Inteligência Artificial do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), apenas 23% dos salários vinculados a tarefas relacionadas à visão (atividades ou problemas que envolvem o processamento e interpretação de informações visuais por sistemas computacionais, por exemplo) poderiam ser substituídos de maneira eficaz e financeiramente viável por IA no momento.
O post Carreira à prova de Inteligência Artificial: quais áreas não serão atingidas apareceu primeiro em Forbes Brasil.