Banco Safra avança no varejo com aquisição da Guide Investimentos

  • Post author:
  • Reading time:3 mins read
Divulgação

Fachada do Safra: aposta pesada no varejo

O banco Safra anunciou, na noite da terça-feira (6) a aquisição da empresa de gestão de patrimônio e assessoria Guide Investimentos, que pertencia ao conglomerado chinês Fosun, por um valor não divulgado.

No comunicado em que anunciou a aquisição, o Safra informou que seu objetivo é “acelerar o crescimento da Guide em todas as áreas de atuação, contribuindo com capital, expertise e ampliando a oferta de produtos e serviços para os clientes.”

Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

O total de ativos sob gestão da Guide é estimado em R$ 20 bilhões. Segundo o Safra, a aquisição “reforça sua presença nos segmentos de escritórios de assessoria de investimento, onde a Guide é a quarta maior operação do mercado, enquanto o Safra Invest ocupa a terceira posição”, e também avança nas atividades de gestão de fortunas (wealth management) e corretora institucional.

Fundada há cerca de dez anos como uma plataforma de distribuição de ativos financeiros, o controle da Guide foi adquirido em 2018 pelo grupo chinês Fosun, que comprou 70% do capital e se tornou sócio da gestora Rio Bravo.

Leia mais:

Banco Safra tenta impedir recuperação judicial da Americanas
Banco Safra conclui aquisição do conglomerado financeiro Alfa
Banco Safra lança serviço exclusivo para investidores de alta renda

Os novos controladores apostaram no crescimento inorgânico, com aquisições de corretoras muito tradicionais no mercado: Magliano, Pavarini, SLW, Piccioni, Geraldo Correa e SimPaul. O Fosun investiu cerca de R$ 450 milhões para escalar a operação. No entanto, há cerca de um ano o grupo chinês vem buscando comprador.

Aquisições

Essa é a maior aquisição da história do Safra no varejo. O tradicional banco familiar vinha fazendo compras nas áreas institucional e de atacado. Em novembro de 2022 foram fechados dois negócios. A aquisição do conglomerado financeiro Alfa, que havia sido fundado pelo banqueir Aloisio Faria (1920-2020), fundador do Banco Real. E a compra das operações brasileiras do banco francês Crédit Agricole Indosuez.

A aquisição da Guide permitirá ao Safra disputar mercado com os líderes XP e BTG Pactual, que operam as plataformas de investimento mais bem-sucedidas. Em outubro de 2020 o Safra lançou uma conta digital, a AgZero (de “agência zero”), mas a iniciativa foi descontinuada em março de 2023 com o lançamento da conta digital Safra One.

Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram

No comunicado da terça-feira, o Safra informou que contou com a assessoria financeira do Banco J. Safra e assessoria legal do Spinelli Advogados e do Vieira Rezende Advogados. O Fosun contou com a assessoria legal do Pinheiro Neto Advogados.

 

O post Banco Safra avança no varejo com aquisição da Guide Investimentos apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Deixe um comentário