O Dia da Internet Segura surgiu na União Europeia em 2004. Desde então, a data é lembrada em mais de 200 países para conscientizar a população sobre a proteção nos ambientes digitais e promover comunidades online mais agradáveis.
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Além dos problemas já existentes no ecossistema da internet, o avanço da inteligência artificial possibilitou a evolução das fraudes online, com ferramentas como deepfakes e imagens criadas por IA.
Leia também:
Alerta deepfake: entenda como empresa de Hong Kong caiu em golpe milionário
5 chatbots de IA que todos deveriam conhecer
Da bateria ao conteúdo: as primeiras impressões do Apple Vision Pro
Embora existam diversas de maneiras de sofrer com crimes digitais, a maioria dos golpes envolvem características em comum, as principais são:
Propostas extraordinárias
Mensagens de bancos oferecendo empréstimos e benefícios financeiros, ofertas de emprego com salários altíssimos, propagandas de remédios e cosméticos milagrosos, esses são apenas exemplos de propostas que golpistas utilizam para conseguir informações sigilosas e lesar as vítimas.
Mensagens de desconhecidos
Quando desconhecidos enviam mensagens, por meio de WhatsApp, SMS ou redes sociais, é preciso ter cuidado com o conteúdo recebido, visto que as solicitações podem ser enganosas para conseguir benefícios, hackear contas ou até mesmo criar relacionamentos fictícios.
Alertas catastróficos
Mensagens alarmantes têm o potencial de desencadear reações precipitadas, gerar ansiedade desnecessária e comprometer a confiança em fontes de informação confiáveis. Por isso, é preciso checar notícias catastróficas disseminadas na internet.
Comportamentos inusitados nas redes sociais
Se você acompanha alguém nas redes, seja uma celebridade ou um membro da família, é possível identificar certas falas, posicionamentos e até mesmo hábitos. Logo, se as publicações de uma determinada pessoa mudarem drasticamente, por exemplo com conteúdos de teor exageradamente sexual ou financeiro, tenha cuidado.
Ferramentas de inteligência artificial
As possibilidades para cometer golpes online oferecidas pela inteligência artificial são incontáveis, entre as mais famosas estão as deepfakes, imagens falsas, áudios enganosos e mensagens bem escritas com teor fraudulento. Na era da IA generativa, a necessidade de conscientização sobre os riscos nos ambientes digitais e o aumento do engajamento por uma internet segura se tornou essencial.
O post Dia da Internet Segura: 5 vilões da proteção digital apareceu primeiro em Forbes Brasil.