Um asteroide do tamanho de um estádio de futebol passou perto do planeta Terra na manhã de sexta-feira (2). Devido ao seu tamanho e proximidade, os cientistas da Nasa o monitoraram durante a aproximação.
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
O Asteroid 2008 OS7, como é chamado, orbita o Sol a cada 962 dias, ou seja, seu próximo retorno acontecerá em 2026 — embora sua próxima abordagem mais próxima não ocorra até 2037, quando estará a cerca de 16 milhões de quilômetros da Terra.
Leia também:
Estrelas antigas e fumegantes são vistas na Via Láctea pela primeira vez
Galaxy Ring mudará definitivamente mercado de dispositivos vestíveis
Ilha no Caribe está fazendo fortuna com IA
O corpo celeste de 271 metros viaja pelo espaço a uma velocidade de 17 mil quilômetros por hora de acordo com o Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa.
Por que a Nasa monitora determinados corpos celestes?
A Nasa rotula objetos que ficam a menos de 7 milhões de quilômetros da Terra e têm mais de 150 metros como “potencialmente perigosos”, por isso a Agência Espacial dos Estados Unidos observa determinados corpos celestes.
A Nasa estima que existam 1.303.867 asteroides no Sistema Solar.
O que são asteroides?
Asteroides são materiais rochosos que orbitam o Sol como planetas, embora sejam muito menores. Eles são compostos pelos restos remanescentes da formação do Sistema Solar — há 4,6 bilhões de anos. O Asteroide 2008 OS7 é um dos 18.232 asteroides classificados como Apollo, que são asteroides que podem cruzar a órbita da Terra. A Nasa tem levado a sério a ameaça de um asteroide entrar em contato com a Terra nos últimos anos.
Em 2022, a agência norte-americana realizou seu primeiro teste de defesa para alterar a órbita de um asteroide. A Nasa lançou uma espaçonave ao espaço, atingindo o objeto celeste e encurtando sua órbita em 32 minutos.
O post Conheça o asteroide gigante que se aproximou da Terra apareceu primeiro em Forbes Brasil.