A Universal, uma das maiores organizações musicais do mundo, afirmou que seu contrato de licenciamento com o TikTok expirou nesta quarta-feira (31), resultando na remoção de todas as suas músicas da plataforma.
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
A empresa alega que o TikTok propôs pagamentos para seus artistas que eram uma “fração” do valor pago por outras grandes plataformas de mídia social, acrescentando ainda que a rede social representa apenas cerca de 1% de sua receita total.
Leia também:
Veja onde assistir aos filmes do Oscar nas principais plataformas de streaming
O que o caso Taylor Swift nos alerta sobre os perigos da IA?
Papa Francisco alerta sobre perigos da IA após foto viral
A gravadora também afirmou que outros fatores contribuíram para a decisão, incluindo o uso crescente de sons gerados por IA na plataforma e os efeitos prejudiciais que isso pode causar a seus artistas.
Veja os artistas com músicas retiradas do TikTok:
O TikTok respondeu dizendo que a Universal é “egoísta” por decidir se afastar de uma plataforma “poderosa” com mais de um bilhão de usuários.
O que acontecerá com os vídeos dos usuários?
O TikTok armazena músicas às quais os usuários têm acesso em sua biblioteca musical. Quando a Universal retirou seu catálogo de músicas do TikTok, milhões de vídeos foram afetados. Muitas músicas de artistas da gravadora deram origem a tendências virais no TikTok, como “Cruel Summer”, de Taylor Swift, usada em quase 2,5 milhões de vídeos, e “Blinding Lights”, de The Weeknd, usada em 1,8 milhão de publicações. Mesmo artistas como SZA, que não têm contas no TikTok, têm sons populares por lá. Quando as músicas e os sons são removidos da plataforma, os vídeos ficam silenciosos, mas não são excluídos.
O post Por que suas músicas favoritas vão sumir do TikTok? apareceu primeiro em Forbes Brasil.