Bom dia. Estamos na segunda-feira, 15 de janeiro.
Cenários
A semana começa com um pregão de menor liquidez, sem direção definida e potencialmente mais volátil devido ao feriado nos Estados Unidos. Nesta segunda-feira (15) comemora-se o Dia de Matin Luther King, que mantem os pregões suspensos. No entanto, deverá haver movimentação nos mercados de títulos e de câmbio, apesar da atividade ser reduzida.
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Como pano de fundo segue a indefinição com relação à inflação nos Estados Unidos. Dois índices divulgados na semana passada mostraram direções divergentes para os preços. No varejo, o Consumer Price Index (CPI) de dezembro veio acima do esperado. Em 12 meses, a inflação divulgada na quinta-feira (11) foi de 3,4%, acima dos 3,1% de novembro e da expectativa de 3,2%.
Já a inflação no atacado ficou abaixo do esperado. O Producer Price Index (PPI) de dezembro registrou uma queda de 0,1%, percentual semelhante à variação de novembro, ante expectativas de uma alta de 0,1%. Em 12 meses, o PPI subiu 1,0%, ante uma variação de 6,4% em 2022. O “núcleo” do PPI, que exclui produtos de preços voláteis como alimentos e energia, registrou uma inflação de 2,5% em 12 meses, abaixo dos 4,7% de 2022.
Perspectivas
Esse movimento conflitante dos índices de inflação pode ser interpretado pelo mercado como um sinal de que a alta das taxas de juros iniciada em meados de 2022 está fazendo efeito. No entanto, o mercado tende a antecipar os movimentos dos preços. Assim, a mera perspectiva de que os juros mais elevados estão fazendo efeito disparou uma enxurrada de apostas de corte das taxas pelo Federal Reserve (Fed), o banco central americano, no fim de 2023.
No entanto, na primeira semana do ano, as Minutas da reunião do Fed de dezembro foram claras no sentido de indicar que a autoridade monetária americana ainda quer ver mais indicadores de queda dos preços antes de começar a reduzir os juros. Ou seja, a próxima reunião do Fed, agendada para o fim de janeiro, e a reunião seguinte, marcada para meados de março, podem decepcionar as expectativas dos investidores. Daí a importância dos indicadores de atividade a serem divulgados nos próximos dias.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
Na terça-feira (16) será divulgado o índice Empire State, que mede a atividade econômica na região de Nova York, além dos balanços dos bancos Goldman Sachs e Morgan Stanley referentes ao quarto trimestre do ano passado. Na quarta-feira (17) serão divulgados o Livro Bege do Fed, com uma avaliação profunda sobre a economia americana, e a produção industrial e as vendas no varejo de dezembro.
Indicadores
Brasil
Relatório Focus
Estados Unidos
Feriado
Zona do Euro
Produção industrial (Nov)
Observado: – 0,3%
Esperado: – 0,3%
Anterior: – 0,7%
Produção industrial (12m)
Observado: – 6,8%
Esperado: – 5,9%
Anterior: – 6,6%
O post Pré-mercado: feriado nos EUA reduz liquidez e mercado espera indicadores apareceu primeiro em Forbes Brasil.