Os contratos futuros do café robusta subiram nesta segunda-feira para o nível mais alto em pelo menos 16 anos, impulsionados pela escassez de oferta, já que o conflito no Mar Vermelho interrompeu o fluxo de grãos do Vietnã.
Siga a ForbesAgro no Instagram
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Os mercados de açúcar bruto e café arábica com sede em Nova York ficaram fechados nesta segunda-feira devido a feriado.
Contrato do café encerrou sessão em alta
O contrato março do café robusta subiu 1,6%, a 2.987 dólares por tonelada, após atingir o pico de US$ 2,9 mil dólares, que foi o preço mais alto em pelo menos 16 anos.
Operadores disseram que continuou a haver alguma interrupção no fluxo de suprimentos para a Europa do maior produtor de robusta, o Vietnã, causada por ataques a navios no Mar Vermelho.
“As importações de robusta de regiões-chave para a Europa estão se tornando caras e mais lentas em meio às tensões no Mar Vermelho”, disse o Rabobank em nota nesta segunda-feira.
A demanda também foi impulsionada por um aumento na utilização de café robusta, mais barato, em blends, em detrimento do arábica.
Açúcar branco também subiu
O contrato março do açúcar branco encerrou a sessão com alta de 1,3%, a US$ 626,20 dólares a tonelada.
Os negociantes afirmaram que o mercado continuou a obter apoio dos baixos estoques globais e das fracas colheitas na Ásia, embora a produção no centro-sul do Brasil tenha estado bem acima do ritmo da época passada.
O post Café robusta sobe enquanto conflito no Mar Vermelho retarda embarques apareceu primeiro em Forbes Brasil.