Nascido no Rio de Janeiro, Bruno Matos é o nome por trás de um dos principais personagens da internet brasileira em 2023. Ele é responsável pela Blogueirinha, criada em 2017 como uma satira às blogueiras que estavam bombando na internet na época. Foi eleito como um dos principais canais de influência e humor do Brasil com mais de 3,9 milhões de seguidores no Instagram e mais de 8 milhões na soma de todas as redes.
Também em 2023, no mês de setembro, participou do programa Conversa com Bial. “A receita da Blogueirinha vem principalmente com publicidade para grandes marcas com as quais venho trabalhando, em função da repercussão do programa. Outra parte vem também do AdSense gerado pelo YouTube. Mas sem dúvida minha maior fonte de renda vem das ações publicitárias.”, afirma. Para 2043, os planos de Bruno passam por ampliar ainda mais a produção de conteúdo.
Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Forbes Brasil – Pode nos contar como foi seu planejamento para que Blogueirinha se tornasse um personagem tao relevante em 2023?
Bruno Matos – Como a Dia Estúdio, a agência da qual eu faço parte e que também é produtora, ia criar uma TV para internet, tínhamos dois projetos para 2023 envolvendo a DiaTV. Um deles era um programa novo de viagem, o Só Tem no Brasil, que agora já está na segunda temporada. O outro era voltar com o De Frente com Blogueirinha, o programa de entrevista que eu havia feito em 2021, mas com apenas quatro episódios. Em 2022, eu passei mais tempo fora do que no Brasil, porque fiz um intercâmbio na Irlanda. Cheguei a voltar ao Brasil para fazer alguns trabalhos com o Multishow, como o Rock in Rio e o Prêmio MSW. Então, depois disso, havia sim um planejamento para 2023, mas nunca imaginei que seria assim, que se tornaria algo tão grande e tão incrível como vem sendo.
FB – De que maneira voce capitalizou essa narrativa, em outras palavras como ela te gera receita?
Bruno – A receita vem principalmente com publicidade para grandes marcas com as quais venho trabalhando, em função da repercussão do programa. Outra parte vem também do AdSense gerado pelo YouTube. Como o programa tem muitas visualizações, acaba gerando uma receita boa, mas sem dúvida minha maior fonte de renda vem das ações publicitárias.
FB – Quais seus planos futuros para a personagem e para você?
Bruno – Em 2024 vamos continuar com os programas e, para o futuro, eu tenho o sonho de fazer o filme da Blogueirinha. Seria uma grande realização tanto profissional como pessoalmente. Para mim, em termos pessoais, não tenho nada específico planejado, porque quando estou bem com meu trabalho, estou bem comigo mesmo.
FB – Voce se enxerga como um empreendedor? Se sim, por que?
Bruno – Eu me enxergo como um empreendedor, sim, porque hoje para fazer a Blogueirinha eu preciso de mais pessoas. Além da equipe do programa, que é da Dia Estúdio, eu preciso de outros profissionais, como maquiador, cabeleireiro, stylist, além de responsáveis pelas redes sociais e minha agenda, por exemplo. Neste ano, eu me vi precisando dessa ajuda para poder criar e fazer melhor o meu trabalho. Antes eu tentava dar conta de tudo e entendi que realmente preciso de uma equipe comigo para fazer a Blogueirinha acontecer.
O post Blogueirinha: como Bruno Matos criou a personagem do ano apareceu primeiro em Forbes Brasil.