Pré-mercado: na expectativa da inflação americana

  • Post author:
  • Reading time:2 mins read

Bom dia. Estamos na quarta-feira, 10 de janeiro.

Cenários

O noticiário econômico nacional e internacional segue esvaziado. Por aqui, o recesso parlamentar do início do ano diminui as notícias vindas de Brasília. No exterior, os investidores esperam a divulgação da inflação americana de dezembro, medida pelo Consumer Price Index (CPI), marcada para a quinta-feira (11), mesmo dia da divulgação do IPCA de dezembro.

Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

Perspectivas

A inflação americana deverá pautar o comportamento dos mercados. A Minuta mais recente do Federal Reserve (Fed), o banco central americano, deixou aberta a possibilidade até de uma elevação nos juros no caso de a inflação seguir rodando muito acima da meta de 2% em 12 meses.

A projeção para o CPI de dezembro é de 3,2% em 12 meses, levemente acima dos 3,1% nos 12 meses até novembro. No entanto, a expecativa é que o “núcleo” do CPI, que exclui os preços de itens mais voláteis como alimentos e energia, desacelere para 3,8% ante os 4,0% nos 12 meses até novembro, mostrando uma queda mais nítida da inflação.

A importância dos dados norte-americanos cresce à medida que os investidores ajustam suas expectativas em relação às decisões de política monetária do Fed. Isso ocorre em meio a uma certa reversão da euforia que se formou no final de 2023, quando o início dos cortes de juros estava previsto para março.

Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram

Indicadores

Brasil

Produção de veículos (Dez)

Expectativa: ND
Anterior: + 1,5%

Confiança do Consumidor (Jan)

Expectativa: ND
Anterior: 56,50

Estados Unidos

Estoques de petróleo bruto

Expectativa: – 675 milhões de barris
Anterior: – 5,503 bilhões de barris

O post Pré-mercado: na expectativa da inflação americana apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Deixe um comentário