Você já fantasiou em largar tudo para viver a vida dos sonhos no exterior?
Para 2024, os especialistas da International Living acabaram de lançar seu Índice Anual de Aposentadoria Global, classificando os melhores lugares para se aposentar ao redor do mundo – de maneira acessível.
Mas não se engane: esta lista não é exclusiva para aposentados. É perfeita para qualquer pessoa que busque uma forma de vida mais acessível ou aqueles que desejam escapar da rotina diária, das pressões sociais e das controvérsias políticas do seu país. São destinos onde o custo de vida é baixo pela qualidade de vida oferecida.
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
“Se aposentar no exterior é mais fácil e acessível do que nunca”, diz Jennifer Stevens, editora-executiva da International Living. “Este Índice de Aposentadoria Global é um excelente ponto de partida para pessoas que desejam comparar suas alternativas para mudar de país”.
Para 2024, o destino de aposentadoria mais bem avaliado do mundo é a Costa Rica, que “permanece um lugar onde é fácil viver com bom valor”, segundo Stevens.
Veja na galeria a seguir 10 países para se mudar e viver melhor gastando menos:
Leia também:
Quer se mudar para a Europa? Essas são as melhores cidades para estrangeiros
As 100 melhores cidades do mundo, segundo estudo
As 10 cidades mais caras do mundo para se viver
O post Custo x benefício: os países onde se vive melhor gastando menos apareceu primeiro em Forbes Brasil.