O empresário Thomas Kimber, dono da marca de óculos Karün Eyewear, baseada na Patagônia Chilena, está sempre presente, quando se trata de regeneração e sustentabilidade. Não à toa, o recolhimento de resíduos, que mais tarde serão transformados em vidros, está no posto número um de sua agenda. Para ele, integrar e agregar valor a toda a cadeia produtiva na fabricação de seus óculos faz parte da construção do negócio.
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Foi dessa ideia que nasceu o projeto “Karün Impact Leaders”, que reúne líderes de impacto, o que significa um grupo diversificado de empresários, lideranças comunitários e vizinhos de diferentes regiões da Patagônia, no Chile, que se comprometem com a proteção da natureza e a promoção do desenvolvimento consciente da sociedade. Em 2023, entre os vários reconhecimentos e prêmios, inclusive na Europa, a Karün foi reconhecida entre as 100 Melhores Startups listadas pela Forbes Chile.
A empresa de Kimber assim se declara: “Acreditamos que devemos agir para preservar os nossos ambientes e recursos naturais e, juntos, podemos realizar ações concretas para conseguir isso. ”
Leia também:
Quem é Rodrigo Carbajal, o produtor da Patagônia argentina que fez um gin peculiar
Licor da Patagônia é um dos destilados mais excêntricos do mundo
Azeite está revolucionando a desértica região da Patagônia Argentina
A proposta da Karün para movimentar o ciclo da cadeia de valor é recuperar as matérias-primas utilizadas na fabricação dos vidros. “Esse material foi acumulado há anos, até décadas, ao longo das costas e montanhas da Patagônia, deteriorando os ecossistemas marinhos e terrestres”, diz Kimber. “Hoje, é possível recuperar esses resíduos por meio do trabalho colaborativo com os moradores dessas localidades”.
Para o executivo, eles são os verdadeiros líderes de impacto positivo. Nessas redes de coleta, os próprios membros das comunidades são os protagonistas no cuidado com o meio ambiente. Por isso, a Karün treinou essas pessoas e formalizaram a aliança para adquirir o material recuperado, em boas condições.
Dessa forma, a atividade de recolhimento de resíduos da área também se transforma em renda adicional que pode ser utilizada para empreender ou ainda completar o sustento das famílias. Um dos propósitos do trabalho com as lideranças é que a renda obtida com a venda desses resíduos ou produtos se torne um impulso para fortalecer outros empreendimentos.
“Embora nos esforcemos para apoiar os catadores na melhoria da sua gestão e capacidades, acreditamos que esse lucro pode ser transformado em outras oportunidades para diversas áreas ou serviços que prestam na região”, diz Kimber. “Não é nosso interesse que os empreendedores associados apenas entreguem os materiais com alto padrão e preço justo, isso é apenas o começo. O que nós queremos, também, é que as ferramentas que eles adquirem ao longo do caminho funcionem como um trampolim para que se fortaleçam e passem a empreender outros negócios.”
Para cada cliente que compra um óculos Karün, são implementadas diversas ações nas comunidades locais com o objetivo de contribuir para a proteção do seu ambiente e promover o desenvolvimento consciente nestas áreas. Por meio de alianças com governos locais, organizações comunitárias, empresários e outras empresas privadas, são identificadas as necessidades de cada território e assim se estabelece um processo colaborativo na execução de projetos.
“Valorizamos profundamente as culturas indígenas e a sua sabedoria para viver em harmonia com a natureza”, afirma a Karün. “Estas culturas nos ensinam a ter uma relação amorosa e respeitosa com o nosso ambiente natural e nos inspiram a curar e proteger o planeta.”
A crença no poder das comunidades e na importância de uma economia que depende da conservação do seu ambiente, levou a empresa a destinar parte da sua receita para apoiar o desenvolvimento de microempresas nestas comunidades. “Nosso objetivo é motivar esses empreendedores a adotarem práticas circulares e sustentáveis em suas operações, o que inclui o uso de energia solar, o reaproveitamento de materiais e a promoção de produtos de base vegetal”, diz Kimber. A abordagem é baseada no modelo de regeneração com a construção de relações de longo prazo nessas comunidades rurais da Patagónia.
“O projeto Karün Impact Leaders veio com o compromisso de buscar um futuro onde a natureza e as comunidades prosperem juntas. Nossos produtos não só têm um impacto positivo no meio ambiente, mas também geram oportunidades econômicas para a população local da Patagônia. Juntos, estamos construindo um mundo mais sustentável e consciente”, diz ele. (Tradução: ForbesAgro)
O post Saiba como o dono da marca de óculos Karün está mudando a Patagônia chilena apareceu primeiro em Forbes Brasil.