O poder da honestidade: 3 conclusões que tirei ao entrevistar o fundador da Arezzo&Co

  • Post author:
  • Reading time:3 mins read
Gui Paganini

Como resultado das entrevistas feitas com Anderson Birman, fundador da Arezzo, foi publicado o livro “A Cada Passo”

“Por que você criou a empresa?”, perguntei para Anderson Birman, fundador da Arezzo &Co, em uma das primeiras entre as mais de 100 conversas que tivemos ao longo de quatro anos. Esperava uma resposta protocolar e pretensamente inspiradora. “Porque fazer sapatos era minha paixão”, talvez. Ou “para transformar o mundo ao meu redor a partir do negócio”. Mas a resposta dele me desconsertou pela honestidade: “Porque queria ficar rico”.

A verdade crua costuma ser mais interessante do que a fabricada. Também mais proveitosa e, de fato, inspiradora. Aprendemos mais com depoimentos sinceros. Com motivações sem floreios, que podem não ser o que se espera ouvir de um empreendedor de sucesso, mas que provavelmente se aproximam das nossas motivações íntimas, muitas vezes nada belas ou altruístas. No entanto, raramente vejo pessoas bem-sucedidas com disposição para falar publicamente de maneira tão transparente e direta.

Leia também

O que a maternidade já me ensinou sobre empreendedorismo
A tríade do sucesso: veja os aspectos fundamentais para resolver problemas

Anderson o fez não só daquela vez, mas em todos os nossos encontros ao longo de quatro anos. Talvez porque não estivesse preocupado com o resultado disso nem planejasse ser lido por pessoas desconhecidas. Ele me contratou em 2019, para entrevistá-lo semanalmente, e escrever textos avulsos, usando a técnica de ghostwriting para registrar suas memórias e reflexões. Não havia um objetivo maior. Com o apoio da equipe do Atelier de Conteúdo, fomos acumulando dezenas de textos que ele guardava em uma pasta e mostrava, no máximo, para familiares e amigos esporadicamente. Até que, neste ano, Anderson me surpreendeu com a notícia de que queria fazer um livro. Transformar tudo aquilo numa narrativa pública, que se tornou a obra “A Cada Passo”, lançada no mês passado pela editora Citadel.

Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

Com a decisão, repassamos cada um dos textos escritos, para atualizar o conteúdo e ajustar o que fosse preciso. Mas Anderson fez questão de manter o tom super honesto.

Este trabalho e a postura de Anderson, fundador da Arezzo, me levaram a três conclusões importantes:



Ariane Abdallah é jornalista, autora do livro “De um gole só – a história da Ambev e a criação da maior cervejaria do mundo” e fundadora do Atelier de Conteúdo, empresa especializada na produção de livros, artigos e estudos de cultura organizacional. 

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.

O post O poder da honestidade: 3 conclusões que tirei ao entrevistar o fundador da Arezzo&Co apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Deixe um comentário